segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Como estipular metas de vendas e medir a satisfação dos funcionários?


Quando o assunto é atender clientes, a melhor meta profissional que pode ser estabelecida é buscar a excelência e superar sua expectativa. Por isso, metas construtivas para o varejo são aquelas que criam diferencial competitivo, onde o cliente é surpreendido pela boa qualidade do atendimento. 

Toda meta, inclusive de vendas, deve ser realista, específica e mensurável. Ou seja, precisa, necessariamente, ter condição de ser atingida (ou corre o risco de virar frustração), ter condição de ser colocada no papel e ser entendida por todos, ter formas de medição e prazo preestabelecido para cumprimento. 

Para metas de vendas, principalmente no final do ano, é fundamental que o empresário mantenha os pés no chão. Estabelecer vendas muito superiores à média de venda atingida nos anos anteriores pode gerar desconfiança e insatisfação nos funcionários, que acabam não se esforçando para alcançá-las, uma vez que parecem inatingíveis. 

Também esteja atento para sete pecados capitais que podem ser cometidos por seus vendedores e que afastarão seus clientes: apatia, má vontade, frieza, jogo de responsabilidade, desdém, robotismo e apego demasiado às normas. Da mesma forma, comportamentos do gestor podem levar a essas reações. Evite: falta de feedback, falta de planejamento nas atividades, repreensão do funcionário em público e pressão demasiada ao tratar com o colaborador. Não apenas frente às metas, o empresário precisa sempre estar atento ao ambiente de trabalho oferecido aos funcionários. 

Preze por um ambiente sadio, seguro e cordial. Seu funcionário deve trabalhar numa estrutura que permita desenvolver as atividades para as quais foi contratado e, assim, transformá-las em resultados.
__________________________________________________________________________________________

Ruy Soares de Barros é consultor do Sebrae-SP.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com