terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Fluxo de Caixa

Os controles auxiliares que alimentam o fluxo de caixa de uma empresa, de qualquer segmento, são simples, porém, dependem do cuidado, da análise e determinação de manter os registros atualizados, informando claramente a Posição (Disponibilidade) Atual (Caixa) e Futura (Fluxo) da Empresa.

A Gestão do caixa compreende não só os lançamentos históricos das entradas e saídas, (Gestão Operacional), mas também as previsões de entradas e saídas futuras e o controle dos recursos disponíveis (Gestão Estratégica).

O Fluxo de Caixa é um dos instrumentos utilizados para uma eficaz gestão Empresarial, pois é através dele que visualizamos o intervalo de tempo entre as Contas a Pagar e as Contas a Receber. 

É fundamental que os Gestores tenham uma visão global das Obrigações (Saídas) e dos Direitos (Entradas), dentro do seu Ciclo Financeiro, ou seja, o Tempo Concedido pelos Credores, com o tempo concedido aos Devedores, pois o Controle apenas da Movimentação Diária das Entradas e Saídas, não permite a visão Global, induzindo o empresário a interpretações e ações incorretas para o negócio. Exemplo: Dinheiro em Caixa, Vamos Estocar, Compre a Vista! 

As ideias precisam ser planejadas, deve-se avaliar como se comporta o Fluxo de Caixa ao longo do tempo, e não somente considerando um saldo momentâneo.

Gestão dos Recursos em Caixa

O objetivo do fluxo de caixa é acompanhar a movimentação das entradas e saídas previstas de dinheiro, bem como a sua manutenção. Isso significa dizer que o fluxo de caixa vai permitir o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa, considerando um período de tempo determinado, e a avaliação da situação apresentada, seja positiva ou negativa.

Assim, o fluxo de caixa constitui um instrumento capaz de fornecer o conhecimento dos momentos exatos em que surgem as insuficiências de caixa e possibilita à empresa recorrer às fontes de capital para sanar quaisquer falhas, com bastante antecedência.

Da mesma forma, ao observar a existência de saldos excessivos de caixa, o empreendedor deve, antecipadamente, pensar em usos alternativos para esses recursos, visando a maximização dos lucros.

Com as informações do Fluxo de Caixa, o empresário pode elaborar a Estrutura Gerencial de Resultados, a Análise de Sensibilidade, calcular a Rentabilidade, a Lucratividade, o Ponto de Equilíbrio e o Prazo de retorno do investimento. O objetivo é verificar a saúde financeira do negócio a partir de análise e obter uma resposta clara sobre as possibilidades de sucesso do investimento e do estágio atual da empresa, em relação às Ações Operacionais, Ações de Investimentos e Financiamentos.
________________________________________________________________________________________

Salvador Serrato é consultor do Sebrae-SP

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com