quarta-feira, 6 de março de 2013

Lei 12.737, conhecida como "Lei Carolina Dieckmann”, entra em vigor em Abril


Na última sexta-feira na FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), aconteceu o evento “Nova lei brasileira de crimes eletrônicos”, com intuito de debater os prós e contras da Lei 12.737, também conhecida como “Lei Carolina Dieckmann”, que entrará em vigor a partir de Abril.

A lei aprovada no final de 2012, traz premissas e punições para crimes eletrônicos ocorridos em ambientes on ou offline. 

Lei 12.737/2012 - Invasão de Dispositivo Informático

Art. 154-A: Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir
dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar
vulnerabilidades para obter vantagem ilícita.

Pena: detenção, de 3 meses a 1 ano, e multa.

A lei ainda levanta pontos polêmicos, pois determinados termos sugerem dupla interpretação, como por exemplo:  "invasão de dispositivo informático", "mecanismo de segurança", "vulnerabilidades", "interrupção" e "perturbação".  “Essas incoerências servirão para que a defesa do criminoso possa reverter as penas em, por exemplo, pagamento de cestas básicas. E isso pode dar a impressão de que um crime de invasão de privacidade compensa. Estamos cheios de leis, mas efetiva mesmo é a fiscalização da sociedade sobre os crimes", salientou Luiz Flávio Gomes, jurista e cientista criminal.  

Com o debate ao final do evento, todos concordaram que este foi apenas um primeiro passo para evitar os cibercrimes e que de agora em diante o objetivo é discutir e levantar sugestões para que a lei seja justa e eficaz. "A tecnologia avança muito mais rápido que a lei. Temos que reduzir as dificuldades com medidas preventivas.", disse Edson Perin, editor do RFID Journal Brasil e mediador do debate.

Clique aqui para acessar as apresentações do evento.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com