quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Como aumentar as vendas da sua loja na internet

As facilidades de comprar online atraem novos clientes para os e-commerces. Mas se você investiu no ramo e quer ter sucesso, visibilidade e lucros, precisa agir de maneira certa. Para aumentar as vendas, existem algumas estratégias que devem ser seguidas para que você consiga resultados.

Primeiramente, de nada adianta tentar aumentar as vendas da sua loja virtual se você não oferece um serviço de qualidade e um atendimento eficaz. Esses dois pontos precisam ser o seu foco. O alcance da internet é muito amplo, por isso é importante que este alicerce esteja bem sólido para que você obtenha sucesso no mundo online.

Com esses fundamentos consolidados, é hora de seguir em frente! Vale lembrar que “tamanho único não serve para todo mundo”, ou seja, as dicas a seguir são apenas um ponto de partida para que você possa aumentar as vendas da sua loja na internet.

  • Bons produtos

Qualquer loja, seja virtual ou física, não se mantém se não prezar pela excelência naquilo que oferece. No universo online, a propaganda boca a boca pode destruir a reputação do seu e-commerce rapidamente por causa dos produtos com baixa qualidade. É importante não só investir em preços competitivos, mas principalmente na qualidade dos produtos que serão oferecidos, além de disponibilizar todas as informações sobre eles de forma precisa.

  • Produza um bom conteúdo

De nada adianta fornecer apenas informações técnicas sobre o seu produto. A nossa dica é que você comece a escrever porque o seu produto é importante, quais as experiências que ele oferece e qual o valor que ele agrega para quem o usa. Uma boa ideia é produzir conteúdo em um blog e nas redes sociais, pois isso contribui na otimização do seu site, o que faz com que ele apareça bem posicionado nas buscas do Google. Também é importante que você utilize ferramentas de SEO para potencializar a relevância da sua página nas pesquisas.

As empresas de e-commerce precisam criar ações de marketing digital que lhes proporcionem visibilidade e que façam com que suas mensagens cheguem ao público-alvo desejado. Você deve criar estratégias para que o seu público perceba a sua marca e a identidade dela. Promoções, descontos e concursos são uma boa maneira de interagir com o consumidor e fazer com que você seja notado no mundo online. Além disso, invista em uma estratégia de captação de clientes, utilize e-mail marketing, gere conteúdo relevante para seu blog, produza, textos, vídeos. E lembre-se de responder os comentários de quem visita a sua página!

  • Gerencie o estoque

Confira sempre se o que está sendo oferecido na loja é realmente o que você tem no estoque, pois colocar à venda algo que você não pode entregar é uma fria! Se o cliente tentar comprar algo que aparece na loja virtual, mas não está disponível no estoque, haverá a possibilidade dele não querer trocar por outro produto, nem adquirir um vale no valor pago. Isso abre brechas para que ele faça reclamações online, ou até no Procon. Lembre-se que a propaganda negativa é muito difícil de ser revertida e que os consumidores hoje em dia pesquisam muito mais antes de adquirir um produto em determinada loja.

O estoque merece atenção constante, porém ela deve ser redobrada em épocas de promoção, quando a busca pelos produtos com desconto aumenta consideravelmente. Portanto, antes de lançar promoções, planeje, faça uma estimativa das vendas e prepare a quantidade certa de produtos para não deixar nenhum cliente na mão.

  • Ouça o que o cliente tem a dizer

Se o seu cliente utiliza o seu serviço é porque ele gosta e confia. A dica aqui é conversar com ele para saber o que o atrai e o faz se manter fiel à sua marca. Faça um questionário simples, por exemplo, perguntando aos seus consumidores o que eles acharam da experiência de comprar o seu produto, se eles conseguiram encontrar o que queriam rapidamente no site, se as descrições estão bem feitas e se, quando precisaram, foram bem atendidos pelo SAC. Com essas perguntas você pode encontrar pontos falhos, entrar em ação para corrigi-los e  conseguir fidelizar clientes, além de angariar novos consumidores.

  • Ofereça várias formas de pagamento

Dê opções ao seu cliente, não trabalhe apenas com uma determinada bandeira de cartão, ofereça opções de parcelamento, boleto bancário e débito à vista. Os valores competitivos oferecidos na internet e a facilidade de parcelamento são alguns dos fatores que atraem novos consumidores para a compra online. Outra boa maneira de atrair novos clientes é oferecer a opção de frete grátis para compras acima de determinado valor.

  • Divulgue nas redes sociais

Faça um estudo para descobrir qual das inúmeras plataformas se adequa melhor ao seu tipo de público e depois comece a criar conteúdo específico para as redes sociais escolhidas. Muito se engana quem pensa que as redes sociais apenas devem reproduzir o conteúdo da sua loja na internet, você pode criar conteúdo específico para o Facebook, Twitter, YouTube, dentre outras. Através das redes sociais fica mais fácil encontrar o seu público-alvo e se comunicar com eles!

Caso você não utilize nenhuma dessas estratégias é hora de colocar nossas dicas em prática. Os resultados podem não aparecer logo no início, mas nenhum trabalho ganha consistência do dia para noite. Faça um orçamento e veja quanto pode investir em estratégias de marketing digital, além de direcionar planejamento e esforços para a construção de uma loja online fácil de ser usada, organizada e com muitas ferramentas que ajudam o cliente.

Conte para a gente quais dessas estratégias você tem usado!

Conteúdo produzido pela Rock Content.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com