sexta-feira, 18 de outubro de 2013

5 canais de publicidade que ajudam a aumentar suas vendas

Anunciar nos canais tradicionais de mídia não é barato. Estampar páginas de jornais e revistas de grande circulação ou aparecer por alguns segundos do horário nobre na televisão é um luxo, viável apenas para marcas de grande porte.

A Internet vem oferecendo inúmeras e crescentes alternativas para quem quer investir em publicidade. Aqui, é possível explorar canais de grande visibilidade, além de direcionar anúncios específicos para públicos segmentados por localização, faixa etária, gênero, interesses, dentre outros.

E o melhor: não é preciso gastar muito dinheiro para conseguir bons resultados. O grande segredo da publicidade online é saber onde e como investir.

Mídias Sociais

As mídias sociais têm sido os canais preferidos de publicidade de muitas marcas. Mas antes de investir, é interessante se perguntar se seu público-alvo de fato usa a ferramenta.

Algumas redes, como o Pinterest  por exemplo, contam com um público mais restrito e talvez não entreguem o retorno esperado à marca. Em crescente adesão, o Google Plus é visto como uma rede de grande potencial para um futuro breve, mas, principalmente para o público brasileiro, ainda não tem grande visibilidade. Entre os preferidos nacionais, o Twitter não oferece muitas opções de segmentação de público e anúncios patrocinados e o Instagram passa a oferecer anúncios nos próximos meses, mas são bons canais para engajar clientes.

No topo da preferência dos usuários e com as mais interessantes opções de personalização e direcionamento de anúncios para públicos específicos, o Facebook é uma ótima alternativa de investimento. Mesmo para quem conta com pouca verba para propaganda, é possível obter bons resultados promovendo páginas e posts para grupos de usuários definidos por localização geográfica, faixa etária, gênero e até mesmo interesses específicos.

YouTube

Oferecendo diferentes opções de publicidade, o YouTube atende tanto as marcas que querem investir alto, quanto quem não tem muita verba. Para quem quer muita visibilidade, o preço é alto: exibir um vídeo patrocinado na página inicial do site por 24 horas pode custar mais caro do que anunciar na televisão.

Mas não se preocupe! O media kit do YouTube também oferece alternativas mais viáveis. Os anúncios In-Stream, aqueles que são exibidos antes do vídeo com a opção de serem “pulados” após os primeiros 5 segundos, custam poucos dólares. O valor exato depende do tipo de segmentação escolhida. E o melhor é que você só paga se o usuário assistir até o final.

Google AdWords

Facebook e YouTube são dois ótimos canais de publicidade para aumentar a visibilidade da marca e conquistar consumidores que nem mesmo estavam pensando em comprar. Já com o Google AdWords, é possível levar um usuário que já tem alguma ideia do que quer direto a você.

O raciocínio é simples: quem procura, usa o Google. Então, por que não usar o próprio Google para anunciar? Com as palavras-chave certas, você pode conseguir altas taxas de conversão e resultados significativos para o negócio.

O valor inicial de investimento fica a critério do anunciante. Os resultados dependem do bom uso das ferramentas, principalmente, do uso correto das palavras-chave. Por isso, para um bom retorno sobre o investimento (ROI), é importante contar com um bom profissional para gerenciar a conta do AdWords.

Blogs

Uma boa opção para quem não dispõe de qualquer verba para investir em publicidade é manter um blog.

Aliado à publicidade online, o marketing de conteúdo é fundamental para captação de usuários. O blog pode ser usado como um espaço para abordar assuntos que têm relação com a marca, atraindo consumidores em potencial e ajudando na divulgação dos produtos e serviços oferecidos.

Além de manter um blog, uma boa dica é ficar de olho em outros blogs e sites do mesmo nicho ou segmento de mercado. Os chamados guest posts ou posts de convidados são uma ótima estratégia para estabelecer parcerias e gerar fluxo para o seu próprio blog ou site.

A ideia é usar o espaço de outro blog para publicar um conteúdo seu. Se você comercializa cosméticos, publicar um post sobre um produto em um blog sobre maquiagem e afins pode atrair o público a conhecer o seu blog. Além de representar um consumidor em potencial, cada clique em um link para seu site contribui para o ranqueamento do Google.

Além dos guest posts, outra alternativa interessante são os banners e anúncios em blogs. Com custos muito mais baixos do que os praticados em grandes portais, a publicidade em blogs do mesmo segmento pode ser muito eficiente, já que atinge um público mais específico e, por isso, mais propenso a visitar o seu site.

Site


De nada adianta atrair o público para seu site, se  ele não for interessante. Do visual à organização das informações, tudo deve ser trabalhado para levar o usuário a finalizar a compra. Por isso, o seu próprio site pode funcionar como publicidade, seja positiva ou negativa.

Um site bem planejado e informativo contribui para construção da confiança do consumidor em relação à marca, aumentando as chances de concretização de uma compra. Além disso, a organização interna das informações é fundamental para que a indexação das páginas funcione e o site seja encontrado e exibido de forma correta nos buscadores. Por isso, é bom lembrar: a publicidade para o seu site começa por ele mesmo.

Você conhece mais canais de publicidade que podem aumentar as vendas?

Conteúdo produzido pela Rock Content.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com