terça-feira, 26 de novembro de 2013

Dicas de como vender artesanato online

Hoje em dia, a compra de peças artesanais não se restringe mais aos lugares onde os itens em questão são produzidos. Com a internet à disposição, é possível fazer com que um grande público seja alcançado por uma loja online que venda artigos feitos à mão.

E você, quer apostar nos produtos artesanais? Saiba que antes é preciso conhecer as diretrizes para vendê-los! Confira as nossas dicas para obter sucesso nas vendas online de produtos artesanais, conhecendo os procedimentos que vão desde a criação da loja até a personalização do envio.

Apresente bem os seus produtos


Os clientes precisam de imagens para saberem o que irão comprar. O ideal é ter a ajuda de um fotógrafo profissional, mas se isso não for possível conte com uma câmera de boa qualidade e tire fotos de cada item em ambientes com boa iluminação e fundo neutro.

Na descrição de cada produto é necessário colocar as opções de cores disponíveis, materiais utilizados, o preço e formas de pagamento. Os detalhes das medidas precisam ser descritos com precisão: tamanhos e dimensões não podem faltar. Além disso, atualize o status dos produtos da loja sempre que algum deles se esgotar para evitar que o cliente compre algo que você não tem mais.

Produtos manuais personalizados

Uma ótima forma de apresentar os produtos é dando a opção de personalização de cada um deles, deixando a gosto do cliente. Dê a opção de cores e modelos diferentes de cada produto, ouça as ideias e propostas de cada cliente, sem deixar de dizer o que é possível ser feito e o que não é. Será preciso se comunicar com cada um deles constantemente para atingir o resultado esperado.

Estabeleça preços justos

Vender abaixo do preço para enfraquecer a concorrência e conquistar clientes não é a melhor atitude a se tomar. O ideal é valorizar o seu trabalho e o de todos os artesãos envolvidos. Fixe o preço baseando-se nos custos dos materiais e tempo gasto na execução das peças.

Estoque e organize seus produtos

Você precisa de um local que comporte as peças sem danificá-las. O ideal é um cômodo arejado com condições para armazenar a sua mercadoria. Rotule cada um deles, de preferência já embalados. Fica muito mais fácil achar um produto para expedição dessa maneira.

Conte a história da marca

Reserve um espaço no site para descrever a ideia que resultou na marca e/ou produto, o que despertou o gosto pelo artesanato e os cursos que você fez para levar as melhores mercadorias até os lares de muitas de pessoas. Cabe descrever os eventos e feiras de artesanato que também fazem parte da história da marca.

Deixe claro que um produto feito artesanalmente é único, o que torna cada um deles especial. Você vai aproximar o seu cliente em potencial da proposta da marca, agregando valor emocional aos produtos.

Adeque as embalagens aos produtos

Você vai precisar optar por embalagens que não danifiquem os seus produtos no decorrer do transporte. Elas precisam chegar intactas na casa do cliente.

Procure comprar caixas de tamanhos variados para enviar os produtos, levando em consideração o peso, tamanho e quantidade dos objetos que enviará. Se você envia muitos produtos frágeis, tenha um estoque generoso de plástico bolha, fita adesiva de boa qualidade, sacos de ar, isopor e espuma.

Esteja presente no mundo online

Você deve definir um público-alvo para definir a sua estratégia de presença online. Uma maneira de atrair clientes em potencial é criar perfis nas redes sociais com o objetivo de divulgar os produtos do seu site. Nos perfis, você pode postar dicas de artesanato, fotos dos clientes com seus trabalhos e outras novidades, sempre com um link para o seu site.

Comunique-se com o cliente

Se algum usuário do site fizer alguma pergunta, responda sempre com educação. Interagir com as pessoas também é uma maneira de atrair clientes, com maiores chances de fidelizá-los. Disponibilize formas de contato na sua loja virtual e fique sempre atento aos contatos, respondendo-os da forma mais rápida e direta possível.

O artesanato está muito presente em elementos decorativos, utilitários e da moda e se tornou um segmento de sucesso nas vendas online. Siga as nossas dicas para vender muito através da sua loja virtual de artesanato, valorizando o trabalho manual e garantindo a satisfação do cliente. Boas vendas!

Conteúdo produzido pela Rock Content.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com