terça-feira, 27 de maio de 2014

Dicas para firmar seu e-commerce como um grande negócio

O e-commerce vem crescendo de maneira acelerada, abarcando todo tipo de negócio, desde os produtos mais simples, até os mais sofisticados. Porém, são poucos os que realmente marcam presença e se tronam grandes empresas.

O que diferencia um e-commerce de sucesso de uma loja virtual qualquer? Que tipo de estratégias e ações essas lojas online estão utilizando? Para responder a essas e outras perguntas, selecionamos algumas dicas para firmar seu e-commerce como um grande negócio e se tornar destaque no  mercado.

Faça o planejamento financeiro, da gestão e das ações

Planejar pode não ser o seu forte, nesse caso, é preciso ter alguém com esta competência ao seu lado. Ter metas e objetivos bem estabelecidos, distribuídos ao longo de um período de planejamento estratégico, garante que seus esforços sejam recompensados.

Junto a isso, tenha clara a importância da organização financeira, definindo as entradas e saídas, planejando investimentos, construindo fundos reservas, se preparando para tempos de menores e maiores vendas. Também estruture as futuras contratações, um fluxo de caixa para ser usado como base e o controle de capital de giro.

Conhecendo esses processos e tendo metas e maneiras de alcançá-las sua empresa tem um caminho traçado para o sucesso nas vendas e na sustentabilidade do e-commerce.

Aplique o Benchmarking

Conhecer os concorrentes já é uma atividade de praxe, que tal então tomar conhecimento das práticas alheias que mais dão certo? Isso se chama benchmarking e é bastante comum no mundo dos negócios, especialmente online. Aplicá-lo significa verificar os pontos fortes dos seus concorrentes e desenvolver soluções parecidas que se adequem melhor ao seu e-commerce.

Essa análise de mercado serve para verificar preços, o que agrada o público, ações que deram certo e aquilo que não é positivo. O importante é nunca copiar uma estratégia, afinal, cada loja online é diferente. Use o benchmarking como inspiração, uma maneira de melhorar suas ações e se equiparar aos grandes e-commerces.

Crie diferenciais para sua equipe

As melhores empresas para se trabalhar são selecionadas a partir da inovação, dos diferenciais criados para valorizar as pessoas que trabalham nelas. Sendo assim, identifique as potencialidades da sua equipe e recompense-a de maneira a mostrar que ela é realmente importante para o seu negócio. Funcionários felizes têm maior rendimento e se tornam verdadeiros defensores da marca.

Interaja com o seu público

Quem não se comunica, não vende! Hoje em dia as pessoas querem atendimento personalizado, o que significa uma maior interação entre a empresa e o consumidor, seja por e-mail, chat, redes sociais e demais canais. Assim, saiba qual canal é o mais interessante para comunicar-se com o seu público e estruture um SAC.

Fortaleça o seu pós-venda

Muitos e-commerces encerram a interação com o cliente assim que ele finaliza uma compra, o que não atrai o consumidor para novas visitas. Seja atencioso e envie um e-mail de agradecimento pela compra, oferte produtos semelhantes ao que o seu cliente está buscando, pergunte o que ele achou da última compra e dê abertura para sugestões, a qualquer tempo. Relacionamento é a palavra de ordem.

Saiba que um grande negócio não acontece por sorte. Para que dê certo, você não pode deixar de se dedicar, tendo foco do planejamento à execução, até na hora de implementar mudanças.

Gostou das dicas? Quais outras medidas você acredita que podem firmar o seu e-commerce como um grande negócio? Que tal listar todas essas soluções e verificar a aplicabilidade de cada uma delas? Fale com a gente!

Conteúdo produzido pela Rock Content.



Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com