sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Como planejar a estratégia de e-mail marketing do seu e-commerce

Quem é dono de e-commerce sabe: é essencial ir atrás dos clientes e conquistá-los. Nesse contexto, o marketing digital possui diversas estratégias para isso, mas o e-mail marketing se mantém sempre à frente das demais.  Esse recurso permite uma interação com o cliente na dose certa, desde que você saiba como planejá-la.

Para que você não erre na hora de implantar a sua estratégia, a seguir, listamos as melhores dicas para planejar os envios de e-mail marketing do seu e-commerce. Vamos conferir?

Conheça seu cliente

É preciso conhecer bem o seu cliente. Quais são os hábitos dele, suas preferências, os horários que costuma estar online, em que tipo de ramo atuam. Com um perfil bem delineado do seu público-alvo, fica muito mais fácil traçar a estratégia certeira para o seu e-commerce.

Vale lembrar que seu público não precisa ter um perfil único. Você pode encontrar grupos diferentes de compradores, definindo então, as personas. Veja este exemplo: seu e-commerce vende roupas para a prática de esportes. Dentre os interessados há atletas, quem faz pouco exercícios e quem quer começar agora, ou seja, três personas. Assim, você pode ter mais de um tipo de e-mail marketing ou mesclar estes conteúdo para atender todos os perfis de clientes. Se sua escolha for uma newsletter com conteúdo misto, por exemplo, você pode dar dicas de incentivo para quem está começando e falar da tecnologia dos trajes esportivos para os atletas.

Construa uma base de e-mails sólida


Quantas empresas compram mailings prontos e começam a metralhar e-mail marketing para todos os lados? Será que isso realmente traz retorno? Na verdade, esse tipo de atitude apenas aumenta a antipatia das pessoas pelos e-mails marketing, por isso, fuja dessa prática.

Entre no mercado com o pé direito, direcionando sua comunicação para aquelas pessoas que realmente têm interesse nos seus produtos ou serviços. Assim você começa uma relação de confiança e respeito, que tende a durar muito mais do que a primeira compra.

Peça permissão para realizar os envios

Outra questão que a maioria dos empreendedores de e-commerce deixam de lado é a permissão para o envio do e-mail marketing. Se você passa a bombardear seu cliente com coisas que ele não solicitou, certamente sua estratégia de comunicação irá para a lixeira e, posteriormente, para a pasta de spams.

Pedindo a permissão para o envio do e-mail marketing, você estará assegurando a idoneidade da sua empresa e demonstrando que a sua loja virtual está ali para ajudar o cliente, não apenas assediá-lo para fechar uma compra. Assim, deixe sempre visível o botão para que o cliente opte por não receber mais aquele conteúdo.

Personalize suas mensagens

Jamais deixe de lado o tratamento individualizado dos clientes. Sendo assim, invista em mensagens personalizadas, que tenham a ver com o seu cliente. Chame-o pelo nome, solicite um feedback sobre o seu serviço e responda a ele. Sentindo-se valorizado, seu cliente certamente terá maior vontade de retornar à sua loja virtual e efetuar mais compras.

Esteja sempre presente

Estar sempre presente não significa encher a caixa de entrada do seu cliente de e-mails. Significa ter uma periodicidade para o envio de informações e manter um contato espaçado, mas constante. Se a pessoa está em contato com seu produto, com sua marca, vai priorizar o seu e-commerce na hora de adquirir qualquer produto.

Monitore

Nenhum planejamento funciona se não for monitorado e ajustado constantemente para atender às demandas do mercado consumidor. Dessa maneira, crie indicadores para acompanhar a evolução da sua estratégia de e-mail marketing e siga em frente sem deixar a peteca cair. Nesse contexto, teste os horários e dias de envio observando em quais deles as pessoas acessam o conteúdo mais rápido. Também verifique o tipo de imagem que é mais clicada, bem como o tipo de matéria e promoção que ganham mais comentários e compartilhamentos em redes sociais. Assim, você consegue priorizar o que seu público realmente gosta.

Com estas dicas você está pronto para promover o seu e-commerce através do e-mail marketing. E lembre-se: qualquer dúvida fale com a gente!

Conteúdo produzido pela Rock Content.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com