terça-feira, 6 de abril de 2010

FastCommerce 5.3: integração e controle em tempo real

Gostaríamos de comunicar o lançamento da versão 5.3 do FastCommerce, o sistema de comércio eletrônico mais utilizado do Brasil.

A nova versão tem foco na integração do FastCommerce a sistemas externos de gestão de negócios. Esta integração é feita através de uma detalhada API (Application Programming Interface), permitindo que aplicativos de ERP façam o "controle remoto" da loja. Estão disponíveis métodos para gerenciamento de produtos (inclusão, alteração e exclusão), acompanhamento de pedidos, execução de utilitários, extração de informações de clientes, parceiros, estatísticas de visitação etc.

Com a API, os dados são obtidos em tempo real diretamente do banco de dados da loja com segurança EV SSL, que é o padrão superior da indústria e está entre os melhores disponíveis para transações seguras. Veja a documentação completa.

Aprimoramos os resultados de buscas por produtos e notícias da loja, utilizando tecnologia full-text. Este recurso faz a busca por palavras presentes nos campos textuais do cadastro. Para produtos, estes campos são o código, o nome, os campos de descrição e os descritores simples. Para notícias, os campos são título, sub-título e texto.

Com o full-text o visitante pode buscar por várias palavras e o produto será encontrado, mesmo que estas palavras não estejam cadastradas nesta ordem no nome ou na descrição do produto. Também é possível procurar por termos entre aspas, para busca por expressões exatas (ex: "tecnologia nano"). É possível solicitar resultados que contenham todas as palavras digitadas (que é o padrão) ou qualquer uma destas palavras.

Fizemos este recurso pensando também na melhoria da relevância da busca, ou seja, para evitar resultados errados e que não tenham relação com os termos buscados. Por exemplo, a busca pelo termo lula não retorna mais celular, da mesma forma que faz o Google.

Criamos um novo e importante relatório chamado Funil de compra no período. Funil de compra é o termo usado para a análise das conversões de visitas da loja em pedidos pagos. O funil mostra a relação entre os acessos às páginas de produtos, ao carrinho, à página de escolha do frete, à escolha das formas de pagamento, ao cadastro do cliente e à conclusão do pedido. Mostra também quantos destes pedidos foram pagos. Trata-se de uma ferramenta fundamental para verificar onde a loja pode ser aprimorada. Por exemplo, se a diferença entre os acessos à página de escolha do frete e das formas de pagamento for muito grande, isto indica que o frete da loja está afastando os clientes.

Para simplificar o processo de compra e melhorar o funil da loja, é possível agora ocultar os campos de entrega no fechamento do pedido. O cliente que quiser enviar seu pedido para outro endereço (ex: para mandar um presente) deverá marcar o campo Entregar em outro endereço, exibindo assim os campos para informar os dados de entrega. Para ativar este recurso, acesse a página Envio & frete e altere o campo Dados de entrega para a opção 7 ou maior. Isto poderá ter um efeito muito positivo nas vendas da loja.

Em breve lançaremos nosso novo shopping, que conterá mais de 500 mil produtos das lojas que utilizam o FastCommerce. A participação será gratuita e não haverá mais abertura automática do shopping quando a loja for acessada. Acreditamos que este novo portal trará muitos clientes para as lojas, resultando em melhoria das vendas, o que poderá ser acompanhado pelos diversos relatórios de parceiros.

Para posicionar corretamente os produtos da loja neste novo shopping, padronizamos cerca de 1500 classes hierárquicas de produtos. As principais classes devem ser selecionadas ao final da página Dados da loja. Após esta seleção, acesse as fichas de categorias e de cada produto para informar suas respectivas sub-classes. Para agilizar este processo, utilize a nova API, CSV ou o novo utilitário Alteração da classe de produtos.

Outros recursos:

- Ícone Twitter nas fichas de categorias e produtos, para divulgar promoções e lançamentos.

- Integração ao Mercado Pago. Veja as instruções.

- Permissão de acesso aos utilitários por usuário e por tipo de utilitário.

- Novo campo na página Dados da loja para informar Juros Padrão, para uso no XML de produtos e no novo shopping. Veja mais informações.

Os novos recursos já estão disponíveis gratuitamente para todas as centenas de lojas que utilizam o FastCommerce. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos adicionais, comentários e sugestões.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com