terça-feira, 24 de novembro de 2009

Natal promete vendas aquecidas para o comércio eletrônico

O Setor de comércio eletrônico terá ao menos R$ 1,63 bilhão de faturamento no período. Analista da Câmara-e.net acredita no dobro de receita.

Superação da crise financeira internacional, bons indicadores econômicos e disposição para o consumo. Com esses ingredientes na mesa, o setor de comércio eletrônico espera um bom desempenho neste final de ano.

Em 2008, o faturamento no período de compras relacionado ao Natal - entre 15 de novembro e 24 de dezembro - ficou em 1,25 bilhão de reais, crescimento de 15% em relação a 2007. Este ano, as vendas natalinas devem ser 30% maiores do que as registradas em igual período de 2008 e alcançar 1,63 bilhão de reais, ainda de acordo com a consultoria.

Já a estimativa de faturamento da Câmara de Comércio Eletrônico (Camara-e.net ) é bem mais otimista . Enquanto no final de 2008 o contexto do consumo não era dos melhores, agora o mercado vive um período aquecido, o que justifica mais compras, segundo Gastão Mattos, consultor do Movimento Internet Segura, da Câmara-e.net."Temos notícias positivas sobre a economia nos jornais, o que afeta a psicologia do consumidor, que quer aproveitar as ofertas e comprar", aponta Mattos. Por isso, o executivo prevê faturamento de nada menos que 2,5 bilhões de reais no final de ano, o dobro do registrado em 2008.

"Em 2009 a expectativa de consumo é maior, certamente há mais pessoas propensas a comprar". A projeção com base em informações obtidas por questionários respondidos por internautas após o processo de compra em cerca de 2.100 lojas virtuais ser finalizado. Entre as questões, que envolvem satisfação com a loja virtual, a que mais é levada em conta nas previsões é a que se refere ao valor da compra.

Desempenho no ano Em 2008, o comércio eletrônico brasileiro movimentou 8,2 bilhões de reais. Para 2009, o faturamento do ano deve chegar a 10,5 bilhões de reais, ou 28% superior ao do ano anterior. Esse ritmo deve se manter nos próximos anos, acredita Mattos.

"Hoje, o que justifica o crescimento do comércio eletrônico é a crescente migração dos consumidores para o virtual, já que a economia não cresce com a mesma velocidade. Até o final de 2009 serão 17 milhões de brasileiros fazendo compras pela internet, número 25% maior que os 13,2 milhões que compraram em lojas virtuais em 2008. E Mattos é otimista. "Pelo potencial de nosso mercado, podemos alcançar até 30 milhões nos próximos cinco anos", prevê.

O ano que está para terminar marcou também a chegada de lojistas tradicionais, como a Casas Bahia, à internet - o que é ótimo para a saúde do setor. "A entrada de novas companhias tem favorecido a melhor distribuição do mercado. Hoje nós falamos das 20 maiores lojas dividindo 70% do faturamento", diz Mattos.

O grande sucesso de 2009 foi a linha branca - como geladeiras e fogões -, favorecida pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Outras categorias, como a de livros - que lidera o consumo no ano todo - e eletrônicos, devem estar entre as 10 maiores no Natal.

Fonte: IDG NOW

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com