Muitos lojistas contratam a plataforma pronta para iniciarem suas vendas pela internet e pensam que apenas este primeiro passo será o sucesso de sua loja virtual. Porém se esquecem de todo o processo e planejamento que devem ter para começarem a vender e rentabilizar o projeto de Ecommerce. A equipe do FastCommerce alerta os lojistas a tomarem alguns cuidados antes de começarem as vendas pela web, disponibilizando um checklist para consulta.
Web Design
Quando se pensa em loja virtual uma das primeiras coisas que nos vem a mente é a parte visual: imagens dos produtos, gráficos, cores... mas webdesign é mais do que isso. O web designer deve considerar, de forma geral, a facilidade com que o cliente realiza as ações que desejamos nas páginas da loja virutal. Por exemplo: um site de e-commerce deve propiciar ao usuário a concretização da compra de forma fácil e rápida, ao percorrer as etapas necessárias à compra com o mínimo possível de atrito. Uma loja virtual que apresenta um bom design deve possuir as seguintes características:
Texto e Produtos de fácil visualização.
Facilidade de leitura significa que você deve dar uma atenção especial à escolha das cores da fonte e do fundo das páginas. Não utilize uma cor de fundo que prejudique a leitura do texto ou visualização dos produtos, evite cores escuras, de forma que se confundam com o texto e tornem cansativa a compra.
Fonte de texto escura sobre um fundo claro é mais fácil de ser lida do que o oposto: um texto em cor clara sobre um fundo escuro.Também não é boa idéia usar um texto muito pequeno ou grande demais.
Alinhando o texto. Texto centralizado fica bem para títulos. O seu usuário deve se sentir à vontade ao ler o conteúdo do seu site, o mesmo vale para os produtos disponibilizados; portanto, use o alinhamento que é padrão no mundo ocidental onde se costuma ler da esquerda para a direita.
Fácil navegabilidade.
É o equivalente a trafegar por uma cidade ou rodovia muito bem sinalizada. Na loja virtual, os clientes devem saber para onde ir, e como ir. Identifique que é link e o que é texto na sua página. Imagens como botões e tabelas devem estar claramente identificados, com texto legível e fácil de ler. Escolha as cores, fundos, texturas e efeitos gráficos com muito cuidado.
Se possível, use cores de links que sejam familiares para os usuários da internet. Por exemplo: texto em azul geralmente indica um link não visitado e texto marrom indica que o link já foi visitado.
Se você decidir por não usar as cores que são padrão de navegação na internet, os links devem ter então algum outro tipo de destaque (negrito, fonte maior, barrinhas verticais).
Lembre-se: Links tem que ter aparência única, distinta. Eles não podem ter a mesma aparência do texto normal escrito na página. Isso pode confundir o usuário e causar uma má experiência de navegação para ele.
Seus clientes deveriam conseguir encontrar qualquer produto dentro de sua loja virtual, com no máximo alguns cliques. Caso contrário ele vai "fugir" de sua loja virtual tão rápido quanto ele entrou. Outra sugestão para lojas virtuais com um grande número de páginas é criar um mapa da loja virtual onde o cliente pode ter uma visão geral de todas as páginas com o respectivo link de acesso. Vale lembrar que todas as lojas hospedadas na plataforma FastCommerce geram automaticamente este recurso de mapa do site.
Possuir boa identidade visual.
Mantenha um padrão visual em relação ao layout e ao design. O cliente deve sentir com clareza que está em sua loja virtual e o que está comprando.
Identidade visual padronizada.
Informações x Coerência Gráfica. Todas as fontes, textos, documentos, cabeçalhos, rodapés, imagens, ícones, newsletters e e-mails da loja virtual devem seguir um mesmo padrão. Mantenha a coerência gráfica desde um simples relatório emitido pelo seu site até no padrão de layout das páginas. Isso vai transmitir a sua loja virtual uma imagem mais profissional.
Facilidade de acesso.
Estudos indicam que os usuários irão rapidamente perder o interesse em navegar no site, se ele não carregar rapidamente. Páginas construídas com tecnologia flash devem conter um aviso do tipo "carregando, aguarde", embora o ideal seja simplesmente: não utilizar flash, a não ser que seja estritamente necessário. Mesmo que seu site tenha sido planejado para o cliente final que precise da interatividade do Flash, ainda assim você deve levar em conta o tempo de carregamento das páginas.
Animações e imagens.
Um bom exercício de aplicação dessa regra é analisar como incluir animações ao seu site. Animações podem ser interessantes para chamar a atenção do usuário, mas costumam ser arquivos grandes, o que pode implicar na velocidade de acesso ao site. Faça um teste com o tempo de carregamento do seu site sem a animação e com animação e avalie o tempo de carregamento da página, para então considerar a inserção delas ou não.Outro inconveniente mais grave ainda, no caso de uma loja virtual é tirar a atenção do usuário do roteiro, cuidadosamente estabelecido para ser concluído com a ação de compra. Por outro lado, vale a pena investir em boas imagens de produtos e, se possível, mostrar os produtos sob vários ângulos de forma a destacar aspectos que podem valorizá-los aos olhos do comprador.
Essas são algumas recomendações básicas para tornar sua loja mais atraente e objetiva, e assim aumentar a lucratividade de sua empresa com esse recurso que cresce exponencialmente e muita rapidez, vendas pela internet.
Texto baseado no artigo "5 Basic Rules of web page design and layout"
(Adptado por Gustavo Takeshi)
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário