Insegurança à prova
De acordo com Maurício Morgado, professor do Centro de Excelência em Varejo da FGV–Eaesp, a pós-venda é tão fundamental para o comércio virtual quanto para o varejo tradicional, pois está diretamente ligada à credibilidade das empresas. Segundo o professor, as grandes preocupações daqueles que compram pela internet ainda são a insegurança e o atendimento – fatores determinantes para que um cliente volte, ou não, a comprar em determinado site.
Quanto ao atendimento, Morgado afirma que uma das maiores falhas está nos meios de fazer contato com a empresa. Segundo ele, a companhia deve disponibilizar diversos canais para que o consumidor entre em contato de maneira fácil, rápida e segura.
“Se o cliente tiver uma experiência negativa na pós-venda – se ninguém o atende, se ninguém resolve ou se tem de repetir várias vezes o seu problema –, isso irá irritar e gerar insegurança para o consumidor, que certamente não voltará a comprar. Então, esse tipo de cuidado é o que acho que as empresas deveriam ter, pois a pós-venda no e-commerce está diretamente ligada ao atendimento e às coisas mais simples. É fazer o básico de maneira correta, é registrar a reclamação e evitar que o consumidor repita várias vezes o problema. É ter algo que resolva a dificuldade do cliente.
Se os fatores que atrapalham a fidelização dos clientes no e-commerce estão diretamente ligados ao atendimento e à credibilidade, o que fazem as empresas, depois da venda, para que os clientes se mantenham fiéis e voltem a comprar em seus sites?
Fonte: Venda Mais
Em busca da fidelidade
O FastCommerce possui recursos com a capacidade de reunir uma grande quantidade de informações sobre os clientes de forma organizada e acessível é um aspecto fundamental do CRM (Customer Relationship Management), que visa colocar o cliente no plano central do negócio a ponto de conhecê-lo de forma individualizada.
O FastCommerce integra solução completa de CRM, permitindo conhecer cada cliente de perto. As seguintes informações são armazenadas automaticamente:
Quantas vezes cada cliente visitou a loja e quais as páginas visitadas em cada uma das vezes.
O tempo de permanência no site em cada visita.
O navegador e o sistema operacional utilizados.
Quantos pedidos o cliente já fez no site e quais foram remetidos ou cancelados.
As formas de pagamento selecionadas pelo cliente.
Para aprimorar o atendimento de pós-venda, é possível enviar e-mails padronizados para o cliente a cada fase do processamento de seu pedido. Todas as mensagens enviadas são gravadas em log de auditoria. O histório do pedido é organizado em fichas, permitindo o acompanhamento de todos os trâmites do pedido, desde a sua realização até a sua entrega.
Para acompanhar e aprimorar o atendimento aos clientes, foram criados dezenas de relatórios administrativos. Seguem alguns exemplos:
Tempo médio de atendimento aos pedidos:
mostra o tempo médio que a equipe de atendimento da loja leva para atender aos pedidos realizados.
Comparativo entre visitantes e compradores:
compara o total de visitantes com aqueles que colocam produtos em cesta, os que fecham pedido e os que têm seus pedidos remetidos.
Lista de aniversariantes no período: relaciona os clientes que fazem aniversário no período indicado.
Para uma visão ainda mais ampla, vários relatórios comportamentais estão disponíveis. Eis alguns:
Comparativo de acessos por dia da semana
Comparativo de acessos por horário
Valor médio dos pedidos remetidos/cancelados
Comparativo dos clientes por faixa etária e sexo
Comparativo entre formas de pagamento
Tempo de Reposição ( Alguns produtos, tais como perfumes, cartuchos de impressora, papéis, alimentos etc, são adquiridos regularmente pelos clientes. Informe neste campo o tempo normal de recompra deste produto pelo cliente, em dias ou meses. Este intervalo será utilizado para determinar a data quando uma mensagem será enviada ao cliente, sugerindo a reposição do produto adquirido anteriormente na loja.
Diversos relatórios são gerados também em forma gráfica. Os relatórios podem ser exportados em formato Excel, Word ou XML, para utilização em outras aplicações ou acesso em tempo real como fonte de dados remota.
Com o conhecimento completo de cada cliente, a empresa pode se antecipar às suas necessidades, com larga vantagem sobre a concorrência.
Conhecer o perfil do cliente também ajuda na formulação de propostas de vendas casadas (cross selling), além de promover sua fidelidade.
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