quinta-feira, 18 de julho de 2013

8 erros comuns que matam as vendas da sua loja online

Vender produtos através da internet é uma opção viável para os comerciantes que procuram por um retorno rápido e certeiro dos investimentos. Uma loja online não gera gastos como aluguel e contas em geral de um espaço físico. Mas a principal vantagem de possuir um comércio na internet é ter a possibilidade de conquistar um grande número de clientes, localizados em todos os cantos do país e até mesmo do mundo.

Apenas oferecer um produto de ótima qualidade não garante boas vendas para o seu negócio online. O seu sucesso vai depender de fatores como uma estratégia de marketing eficiente, uma boa apresentação e uma boa usabilidade para o site da sua loja.

Você precisa conquistar a confiança do seu futuro cliente para que ele realize a compra. Portanto, na hora de planejar a estrutura da sua loja online fique atento a todos os detalhes. Listamos a seguir os erros mais comuns que desmotivam o público interessado em seus produtos a realizar uma compra. Confira!

1- Descuido com o design da loja

Quem compra na internet tem acesso a muitas informações, por isso é um consumidor exigente, capaz de identificar o que é ruim ou não. Se a sua loja online não apresentar um bom layout, boa categorização dos itens oferecidos e facilidade de uso, ela não será vista como um canal de vendas confiável.
É muito importante ter em mente que a aparência do seu comércio online está diretamente relacionada com o seu produto. Portanto, esqueça o amadorismo e invista na apresentação da sua loja. Tenha um design que cative o seu público-alvo e revele a identidade do seu produto. Lembre-se que aparência gera a primeira impressão do que você vende, ela é o seu cartão de visitas.

2- Não disponibilizar imagens e informações dos produtos

O consumidor dificilmente efetuará uma compra se não sabe coisas como o material do produto, suas dimensões, disponibilidade de cores ou as funções. Para que o cliente tenha informações precisas, use imagens de ótima qualidade e com perspectivas de vários ângulos. Também não se esqueça de incluir todas as informações sobre o item que está à venda: variações, disponibilidade no estoque, depoimentos de quem comprou e aprovou e o que mais você considerar necessário.
Como acréscimo, você pode até ter vídeos explicativos de como usar o seu produto. O segredo é nunca deixar o possível comprador com dúvidas.

3- A busca interna não é eficiente

Alguém acessa a sua loja online procurando um livro, por exemplo, mas não encontra o produto porque não sabe o título completo ou escreve o nome do autor de forma errada. Se a sua busca interna não encontrar títulos similares que contenham algumas das palavras e privilegiar apenas exatamente o que foi escrito, seu possível cliente não encontrará o produto, mesmo que você tenha em estoque. Desta forma, vendedor e cliente saem perdendo: você deixa de lucrar e o comprador sai sem o que deseja, além de ir à procura de uma outra loja que atenda as necessidades dele.

4- Não indicar produtos relacionados

Sugerir itens similares aos que o cliente comprar ou procurar é imprescindível para fidelizá-lo, fazer ele conhecer o que você oferece e, desta forma, efetuar uma compra. Uma ferramenta que mostra produtos de possível interesse deixa o comprador antenado com aquilo que ele aprecia e, na maioria das vezes, resulta em lucro para você e satisfação para ele.

5- Oferecer poucas formas de pagamento

Tenha na sua loja online todas as formas de pagamento possíveis. Disponibilize compras através de cartão de crédito e débito, boleto bancário, transferência online, etc além de informar se existe a possibilidade de parcelamento.
Lembre-se que existem vários perfis de clientes e alguns usam apenas os cartões pela praticidade, enquanto outros preferem o boleto, por exemplo. Oferecer apenas uma forma de pagamento, desmotiva quem prefere uma forma específica para realizar a compra.

6- Baixa eficácia do serviço de atendimento ao consumidor

Se o seu cliente tem dúvidas sobre como comprar, problemas com o produto ou considerações a fazer, ele irá recorrer ao canal de comunicação que você oferece. Caso sua loja online não tenha um bom serviço de atendimento ao consumidor (conhecido como SAC), você perderá clientes.
Um consumidor insatisfeito perde a confiança na loja que não o atendeu corretamente ou proporcionou prejuízos a ele. Ainda mais grave, é o mesmo consumidor dizer a todo mundo que os serviços do seu comércio não são de boa qualidade.

7- Falta de informações sobre políticas de vendas

Além do SAC e de tudo que diz respeito ao produto, deixe o comprador ciente de todo o processo de venda. Informe os fretes, as exceções de alguma promoção, condições de garantia do que é vendido, a política de trocas e de devolução de dinheiro.
Em caso de reclamações, você só pode justificar se o cliente está certo ou errado através do que você deixou claro em seu site.

8- Usar uma plataforma de ecommerce não confiável

Sua plataforma de ecommerce deve ser completa. Funcionalidades com layout diferenciado para cada categoria, integração com o Google Analytics, suporte a diversos meios de pagamento são essenciais para otimizar as vendas.
É importante lembrar que além do front end, aquilo que o cliente vê, existe o back end, a parte administrativa da sua loja online, com ferramentas para o controle de todos os processos relacionados as vendas. A plataforma ecommerce que você vai escolher tem que contemplar estes dois aspectos, portanto pesquise à fundo sobre o que pode atender melhor as suas necessidades!

É essencial você estar atento ao planejamento correto e eficaz da sua loja online para ter sucesso. Fique atento e fuja dos erros que podem acabar com as suas vendas!

Dúvidas, sugestões ou experiências? Não deixe de comentar!

Conteúdo produzido pela Rock Content.

Sobre o Autor

Fastcommerce

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