quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Como fazer promoção de produtos em mídias sociais?

Uma forma muito comum e de alto retorno na hora de divulgar seu produto é a realização e divulgação de promoções nas redes sociais. As vantagens em utilizar as redes para isso são inúmeras, entre elas o alcance de uma quantidade significativa de pessoas e a praticidade, pois seu público já está lá a um clique de sua loja. Também há a possibilidade de interação direta com o público, a conversão em visitas para seu site e a divulgação de uma imagem positiva e simpática de sua loja. 

Para realizar uma promoção de sucesso é preciso se planejar e observar detalhes importantes para que a ação esteja em conformidade com as políticas internas de cada rede social e com a legislação vigente. Em vigor desde 22 de julho de 2013, a Portaria 422/13, regulamenta ações como promoções e concursos culturais nas redes sociais. Fizemos aqui uma compilação de dicas valiosas na hora de realizar uma ação promocional nas principais redes do momento. Confira!

Twitter

Uma das grandes vantagens em utilizar essa rede social para realizar promoções é sua alta capacidade de viralização. Basta um RT (retweet) para que sua mensagem multiplique em milhares de vezes seu alcance.

Por ser uma rede social que ainda não dispõe de uma política interna para promoções, é possível realizar sorteios de produtos, fornecer descontos e prêmios para seguidores que replicarem sua mensagem, ou mesmo para os que postarem uma frase criativa usando uma hashtag proposta por você. Você pode sortear uma camiseta, por exemplo, para todos os usuários que replicarem seu tweet promocional com a hashtag #suamarca.

Assim como em todas as redes sociais, no Twitter é fundamental disponibilizar a regulamentação detalhada da promoção. Isso inclui condições de participação, validade, data de sorteio dentre outros. No caso do Twitter, você pode disponibilizar em seu site a regulamentação da promoção e ter o link da página com as regras acessível para todos os seus seguidores. Lembre-se de criar uma regra que exclua da promoção todos os que tentarem participar com mais de uma conta e outra que limite a repetição de tweets por usuário para apenas um por dia, para que o tráfego na rede não seja prejudicado.

Instagram

Inicialmente popular entre os amantes dos smartphones, o Instagram se tornou uma grande rede social. Nela, é possível compartilhar e curtir imagens diversas e, a partir daí, interagir com outros usuários.

Para realizar uma promoção nessa rede, você pode, por exemplo, divulgar sua ação, regras e prêmios através de uma imagem e solicitar que os interessados em participar curtam essa foto! Você pode também sugerir que eles se marquem na imagem, de forma que ela será compartilhada na timeline de todos os que forem marcados. O uso de hashtags também é uma ótima opção nessa rede. Os cuidados que sugerimos para o twitter também devem ser observados no Instagram.

Facebook

A maior rede social do momento, o Facebook é a rede com o melhor retorno para promoções e também com o maior número de regras internas para as mesmas. Ações que envolvam mecanismos da rede como “curtir”, “compartilhar”, “comentar” ou “fazer check-in” são proibidas como formas de participação de promoções. Lançar promoções diretamente da timeline de sua Fan Page também está fora da política interna da rede. Mas, não desanime pois no próprio Facebook é possível encontrar gratuitamente as ferramentas necessárias para realizar promoções de forma legal.

Ter uma Fan Page é o primeiro passo para uma ação promocional de sucesso. Além de possibilitar a interação direta com seu público e a divulgação de sua marca, você pode usar aplicativos vinculados à Fan Page para ações promocionais nessa rede. Muitos desses aplicativos têm, internamente, a opção de “curtir”, o que facilita muito sua ação e tem, na prática, função similar à ferramenta “curtir” do Facebook, já que a ação aparecerá na timeline de quem curtiu, divulgando seu produto e sua promoção.

Você pode, por exemplo, sortear um produto através do aplicativo escolhido linkando o site da sua empresa à promoção e solicitando que os interessados em participar do sorteio se cadastrem por ela. Esta é uma forma simples de realizar a promoção e, de brinde, aumentar o tráfego no site de sua empresa!

Outra forma simples de realizar uma promoção válida é utilizando o aplicativo para solicitar aos usuários que postem imagens pessoais relacionando-as, de alguma forma com a sua marca. Se vai sortear um tênis, por exemplo, peça que os internautas postem uma foto pessoal com roupa de ginástica, mas descalços, com a hashtag “sófaltaotênis”, por exemplo. Você também pode solicitar o uso de outras redes sociais, como o Instagram e o Twitter na hora da postagem da foto. Essa é uma maneira inteligente de ampliar o alcance e impulsionar a interação em outros meios.

Lembre-se de que, antes de realizar qualquer ação promocional nas redes sociais, você deve obter uma autorização junto à Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) ou à Caixa Econômica Federal (CEF). Planeje-se antecipadamente na hora de realizar uma ação como essa!

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