Uma das estratégias mais práticas e eficazes para o alavancamento das vendas em lojas virtuais é o e-mail marketing.
O e-mail marketing é uma ferramenta de baixo custo e que possibilita a construção de um vínculo duradouro com os clientes e, consequentemente, sua fidelização. Por ser uma estratégia de resposta quase imediata, um e-mail marketing bem planejado tem potencial para aumentar o tráfego e as vendas de um e-commerce, além de fortalecer a marca.
Confira aqui dicas de como usar essa ferramenta para aumentar suas vendas:
Captação de e-mails
Captação de e-mails
De nada vale o e-mail marketing se você não tiver uma boa estratégia de cadastramento de clientes e captação de e-mails. Afinal, para se ter sucesso com uma campanha dessas é necessário, antes de tudo, ter para quem enviá-la. Para isso, jamais permita que um visitante saia do seu site sem que ele deixe ao menos um e-mail para contato. Uma boa forma de garantir esse dado é oferecer descontos para aqueles que se cadastrarem.
Utilizar as redes sociais como meios de captação de e-mails é também uma alternativa interessante. Algumas redes, como o Facebook, possuem aplicativos que fazem essa coleta.
Aposte na segmentação
Direcionar sua campanha de e-mail para o público certo é fundamental para ter sucesso nesta ação. Mesmo que sua loja trabalhe com produtos ou serviços bastante específicos existem inúmeros perfis de clientes, cada um com expectativas pessoais diferentes sobre seu comércio online. Cabe a você saber como se relacionar com cada um deles da melhor maneira possível.
Assim, invista em mensagens voltadas para segmentos específicos. Que tal divulgar para um segmento a promoção de um produto similar ao que eles costumam comprar? Você também pode preparar um e-mail marketing voltado especialmente para clientes que já se cadastraram no site, mas não efetivaram a compra. Geralmente, as melhores plataformas de e-commerce oferecem serviços de segmentação para e-mail marketing bastante completos. O FastCommerce, por exemplo, permite o envio de campanhas para público segmentado por idade, faixa de valor de pedido, sexo, aniversariantes, por cidade, por período de cadastro, entre outros.
Invista em Newsletters
Muitos comerciantes acreditam que a única maneira eficiente de fazer e-mail marketing é divulgando produtos e promoções. Porém, o mercado está cada vez mais exigente e o seu cliente não quer ser tratado como um mero depósito de ofertas. Uma forma inteligente e de criar laços duradouros com o público é investir na criação de Newsletters.
A Newsletter é uma forma de comunicação periódica que oferece conteúdo de interesse sobre determinados assuntos vinculados de alguma forma ao seu negócio. E é justamente o fornecimento deste conteúdo que fará com que o público simpatize e confie em sua marca. Você também pode anexar à sua Newsletter produtos e ofertas, mas lembre-se que este não é o foco da sua mensagem. A intenção aqui é construir um vínculo real com o cliente, uma ação que, com certeza, lhe trará benefícios no médio e longo prazo.
Se você possui uma loja virtual de roupas, por exemplo, pode enviar uma Newsletter com novidades acerca desse universo para um determinado público. Caso queira falar especificamente de moda feminina, procure enviar o e-mail para as mulheres. Esse tipo de medida poupa que outros clientes se desgastem e percam tempo abrindo um e-mail que não lhe trará nenhum benefício.
Divulgue novos produtos
Jamais se esqueça de divulgar novos produtos! Uma coisa que realmente atrai clientes novos e assíduos são os lançamentos! E, claro, o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para fazer isso. Que tal convidar através de e-mail um determinado segmento para o lançamento de um novo produto? Caso você trabalhe com serviços virtuais, por exemplo, você pode oferecer ao seu cliente a oportunidade de experimentar seu serviço por um período determinado.
Explore datas sazonais
Dia das Mães, Natal, dia dos Namorados, Páscoa e aniversários: não existe momento melhor do que datas especiais para lançar uma campanha de e-mail marketing de sucesso! Invista em campanhas atraentes com a divulgação de novos produtos e boas promoções.
Atente-se também à questão do tempo, já que em determinadas épocas do ano o serviço dos Correios e das transportadores em geral pode ficar mais lento, como no Natal. Procure enviar sua campanha com, no mínimo, duas semanas de antecedência, assim o cliente poderá adquirir o produto e recebê-lo a tempo.
Ofereça, premie e interaja
Como você pode ver, existem diversas formas de explorar a estratégia de e-mail marketing. Lançar novos produtos, premiar clientes, oferecer conteúdo relevante e, claro, interagir. Não se esqueça de estar sempre pronto para responder as questões colocadas pelos seus clientes e, até mesmo, retirá-lo da sua lista de contatos. Sim, o cliente tem o direito de não querer receber seus e-mails e você deve dar a ele a opção de se retirar da sua lista!
Dar ao público a oportunidade de interação é também uma boa oportunidade de avaliar a relevância do conteúdo de sua Newsletter e elaborar novas pautas. Que tal responder às dúvidas mais comuns dos seus clientes? Interaja!
Você já usou e-mail marketing? Conte suas experiências.
Conteúdo produzido pela Rock Content.
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