segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Como gerenciar o estoque do meu e-commerce

Imagine que, depois de adquirir um produto através de um site de e-commerce, o mesmo demore a ser entregue pela empresa ou, pior do que isso, o item venha trocado ou com componentes faltando, entre outras situações que comprometem a credibilidade da loja virtual. Estes problemas, que afastam qualquer cliente, podem ser causados pela falta de um bom gerenciamento do estoque dos produtos.

Para evitar esse tipo de erro é necessário que a empresa adote um planejamento estratégico para controlar de maneira eficiente seu estoque, com o objetivo de entregar os produtos adquiridos online e satisfazer os seus clientes.

Como devo gerenciar meu estoque de produtos do e-commerce?

É preciso definir, antes de tudo, como você irá utilizar seu comércio eletrônico. Ele será um ambiente de revenda de produtos ou serão oferecidos produtos exclusivos, de confecção própria ou mesmo importados? Essa questão influencia diretamente no tempo para o consumidor receber o produto e na forma de estocagem e reposição da loja.

Depois da escolha dos produtos, você deve seguir alguns passos básicos para manter o seu estoque em dia para atender bem as demandas.

Não ofereça aquilo que não possui

É importante que a informação a respeito da disponibilidade do produto oferecido em seu e-commerce esteja alinhada com a realidade do seu estoque, garantindo a entrega do item adquirido pelo cliente.

Mantenha uma integração entre o sistema de controle do estoque com a solução de e-commerce

Conte com uma plataforma que possua ferramenta de ERP integrada. Caso o produto fique em falta, o site será atualizado e o cliente irá saber disso.

Todas as informações do estoque devem ser compartilhadas no sistema de gerenciamento da plataforma. Itens como a geração de pedidos de saída no site (seja por venda, devolução para fornecedores ou troca de mercadorias) e cancelamento de reserva de estoque precisam estar alinhados à sua ferramenta para que os clientes não deixem de receber os produtos certos..

Implemente um ciclo de reposição de estoque

Sempre que um determinado produto atingir uma quantidade mínima no estoque, deverá ser enviado imediatamente ao fornecedor um pedido de compras, iniciando o processo de reposição. Quando o fornecedor entregar o produto, atualiza-se o sistema de controle de estoque do e-commerce, para que as informações estejam sempre em dia.

Cuidado com estoques compartilhados

Utilizar o estoque da loja física junto com o da loja virtual pode lhe causar muita dor de cabeça. Imagine que você tem somente uma unidade de certo produto em estoque, o balconista irá disputar simultaneamente o mesmo item com o cliente da loja virtual que fechou o pedido, gerando uma perda para algum dos lados. Uma saída para empresas que utilizam estoque compartilhado é terceirizá-los, com isso você poderá manter uma grande quantidade de produtos à disposição.

Entregue no prazo

Defina prazos para a entrega do produto e não deixe que atrasos aconteçam. Para isso, utilize meios de entrega confiáveis.

Geralmente, essas funções são terceirizadas para empresas especializadas. Os Correios, por exemplo, que possuem um serviço voltado para as empresas de e-commerce denominado “e-Sedex”, com abrangência nacional.

É preciso pensar em cada etapa, desde o ponto de origem até o recebimento do consumidor, para que a experiência de compras online seja a mais satisfatória, atendendo às expectativas do cliente. Um bom planejamento permitirá que o produto seja entregue de forma rápida e com baixo custo, gerando confiança e credibilidade para o seu e-commerce.

Conteúdo produzido pela Rock Content.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

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