Quem pretende ou atua no varejo, já deve ter ouvido falar em Omnichanel. Ainda não? Então é hora de se informar sobre essa ferramenta que tem ajudado muitos varejistas a proporcionar uma experiência de compra melhor para o cliente, conseguindo mais vendas.
O dono do blog Econsultancy, Darren Hitchcock, publicou recentemente um artigo sobre o Omnichannel e o resumiu como "Uma experiência de vendas integrada que mescla as vantagens de lojas físicas com a rica informação e experiência de compras online”. Você ainda acha que está complicado? Então continue a ler este texto até o fim para que você compreenda melhor.
O que é o Omnichannel?
Omnichannel é um conceito de integração de multimeios. No setor do varejo ele funciona com a junção de todos os canais de uma loja, tanto os canais online quanto os canais offline, representados pelo e-commerce para web ou mobile e as lojas físicas, respectivamente.
Antigamente o comércio tradicional era algo simples, você buscava o produto, arrumava-o na prateleira e esperava que o cliente comprasse. Porém, hoje em dia as coisas mudaram. Não há só uma forma de vender, existem além das lojas físicas, o e-commerce, o mobile commerce, as tvs commerces e o social commerce.
Hoje, por exemplo, o cliente pesquisa na internet os dados do produto, busca opiniões de outros clientes e se gostar, vai até à loja adquiri-lo. Ou o contrário: vai até a loja, pesquisa, experimenta e quando chega em casa, efetua a compra pela internet. O conceito de Omnichannel é basicamente isso, a integração dos multimeios que o varejista tem na hora de escolher como vender.
No Omnichannel o cliente tem o poder de transitar quantas vezes achar necessário entre o online e offline da loja até que ele efetue a compra.
Por que eu devo investir?
Ficar preso ao passado e achar que não há nada que possa ser feito para melhorar o seu negócio é praticamente dar um tiro no pé. Hoje, os consumidores estão cada vez mais conectados e a compra em si já não é mais tão importante. O que vale é a compra somada à experiência que eles têm com a marca. Uma pesquisa feita pela GS&MD (Gouvêa de Souza), mostrou que em 2009 apenas 19% dos internautas consultavam a internet antes de efetuar uma compra na loja física. Em 2011 esse índice pulou para 62%.
O Omnichannel exige que as empresas trabalhem de uma forma muito mais coordenada entre todos os pontos de contato com o seu consumidor, para que dessa forma o discurso da marca esteja alinhado e consiga transmitir a mesma mensagem tanto na esfera offline como na online. Além disso, é importante que o varejo disponibilize a mesma qualidade de serviço em todos os seus canais, investindo assim, na estrutura organizacional e também em treinamento para a efetivação das vendas.
Ao investir em um atendimento impecável e distribuir as suas vendas em outros meios, você aumenta o seu lucro e diminui gastos como aluguel do espaço da loja física e cria mais maneiras de fidelizar o consumidor. Pesquisas demonstram que esses “consumidores Omnichannel” compram de 15% a 30% a mais do que consumidores tradicionais, além de exibirem mais fidelidade à marca e ter uma tendência maior a influenciar outros clientes.
Omnichannel no seu comércio
O próprio cliente busca essas diferentes experiências que ele pode ter através dos multimeios, o que ocasiona uma estruturação maior dos varejistas para que eles possam atender a essa nova demanda.
É importante que os comerciantes proporcionem uma interação entre o mundo virtual e a loja física, pois é isso que o consumidor procura. Ter uma loja física, um e-commerce, estar presente no mundo online como um todo, ter boas estratégias e manter estes itens integrados é garantia de muitas vendas!
Conteúdo produzido pela Rock Content.
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