sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Como aproveitar sazonalidades para alavancar as vendas do seu e-commerce

A sazonalidade não interfere apenas nas lojas físicas, mas também influencia o movimento no mercado eletrônico. As datas comemorativas e as mudanças de estação são fatores que podem ser usados a favor das vendas online, além disso, a sazonalidade é um prato cheio para a criação de diferentes ações de marketing.

Se você atua no segmento de e-commerce ou pretende fazer isso em breve, saiba agora como alavancar os negócios em épocas especiais. Acompanhe as dicas a seguir:

Conheça as principais datas sazonais

Para melhorar as vendas em épocas sazonais é necessário identificá-las e definir o público que deverá ser atingido. No mercado brasileiro, as principais datas comemorativas são o Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia do Cliente, Dia dos Pais, Dia das Crianças e o Natal.

No ramo de moda, as empresas consideram também as mudanças de estação. Há ainda as datas específicas do mercado digital, que estão conquistando cada vez mais espaço no Brasil, dentre elas o Black Friday, Cyber Monday, Boxing Day e Dia do Frete Grátis.

De acordo com o segmento de atuação, é preciso acrescentar outras datas sazonais no calendário do seu e-commerce. Uma empresa que trabalhe na área esportiva, por exemplo, deve considerar datas comemorativas como o Dia do Atleta, além de ter ações de marketing relacionadas a campeonatos e eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

É importante conhecer as principais datas, mas também se lembrar daquelas que são relacionadas com o segmento dos produtos vendidos em sua loja online.

Crie estratégias para aproveitar as sazonalidades

Como já dissemos, as datas sazonais não estão relacionadas somente ao aumento do faturamento, mas também se constituem como uma excelente oportunidade de promover a empresa, divulgar a marca e captar novos clientes para a loja virtual.  Para potencializar os efeitos da sazonalidade no negócio digital, é preciso não apenas conhecer as datas, como também planejar as ações e adotar estratégias personalizadas de marketing.

É importante trabalhar com um alto índice de segmentação e customização, a partir de iniciativas (ações comerciais, promoções, ofertas personalizadas) com foco não só na abordagem da data comemorativa, mas também no  público específico. Para que isso seja possível, o ideal é manter uma base de dados atualizada, com informações completas sobre os clientes.

Em relação às estratégias, seja arrojado e procure estabelecer diferenciais competitivos. Já pensou se a sua loja virtual oferecer embalagens presenteáveis e cartões comemorativos junto com as compras? Essas são só algumas ideias para tornar o seu e-commerce ainda mais atrativo.

Invista em divulgação

No mercado online, em qualquer época do ano, a divulgação é necessária, mas ela se torna ainda mais importante em datas sazonais. Nesse caso, vários recursos são válidos: campanhas, brindes, e-mail marketing, personalização do layout, ofertas direcionadas, dentre outros.

As mídias sociais também podem ser boas aliadas no processo de divulgação, através de ações criativas, promoções relâmpagos e posts de homenagem. O empreendedor deve tomar um cuidado especial com a realização de sorteios e concursos culturais, pois eles não são mais permitidos quando vinculados às datas comemorativas.

Prepare-se logisticamente

Por um lado, as datas comemorativas no comércio eletrônico  aumentam as vendas, mas por outro, podem acabar gerando problemas logísticos. Nessas épocas é necessário manter um controle ainda mais rigoroso do estoque e oferecer apenas o que pode cumprir.

É indispensável continuar obedecendo os prazos de entrega e assegurar a qualidade das embalagens. Caso seja preciso, recorra a mais transportadoras e contrate funcionários temporários para não deixar o cliente na mão.

Agora que você já sabe os passos para aproveitar as sazonalidades, ficou fácil utilizar certas datas para vender mais e promover o seu e-commerce. Basta ter foco, boas estratégias, saber quem é o públco e, claro, caprichar no design e funcionalidade da loja online para gerar uma boa experiência ao cliente.

Boas vendas!

Conteúdo produzido pela Rock Content.

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Fastcommerce

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