terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

5 dicas para você escolher uma plataforma de e-commerce

O comércio eletrônico se expandiu muito nos últimos anos, tanto em termos de oferta de produtos quanto de clientes. A comodidade para o consumidor é a principal vantagem e uma boa plataforma deve valorizar essa característica.

Existem diversos serviços de loja virtual na internet e por causa dessa grande variedade de recursos, a escolha da plataforma se torna uma tarefa complicada.

Para te orientar na montagem da sua loja, separamos algumas informações importantes que devem ser levadas em consideração durante a escolha da plataforma. Confira:

Conte com facilidade de gerenciamento

Tenha em mente que a plataforma de e-commerce que você escolher para montar sua loja, será seu ambiente diário de trabalho. Será preciso passar horas cadastrando produtos, inserindo fotos, descrições e informações técnicas de cada item. Portanto, a facilidade de uso deve ser levada em consideração. Prefira sistemas que sejam fáceis de configurar e que você se sinta seguro para utilizar.

Escolha um bom design

Uma loja bonita e bem organizada faz toda a diferença. Alguns sistemas de e-commerce possuem dezenas de templates para você escolher. Apesar de existirem modelos gratuitos, em geral, os templates pagos possuem sempre melhor acabamento.

Integre seu e-commerce com ferramentas essenciais

A sua loja virtual precisa se integrar com outros sistemas para poder ter um bom desempenho. Os principais são:
  • Redes sociais: Ter uma boa integração com redes sociais é fundamental. Uma boa plataforma precisa oferecer a possibilidade do cliente curtir, comentar e compartilhar seus produtos individualmente. Esse tipo de recurso ajuda muito na divulgação da sua loja e é fundamental para construir um relacionamento com sua clientela.

  • Meios de pagamento: Cada cliente possui uma preferência diferente na hora de realizar o pagamento. Oferecer diversas formas é fundamental. Uma maneira simples de fazer isso é utilizar sistemas como o PagSeguro ou Paypal, os chamados intermediadores de pagamento. Utilizar um intermediador de pagamento torna a administração dos pagamentos algo mais simples para o lojista, ao mesmo tempo em que oferece diversas opções aos clientes.

  • Search Engine Optimization (SEO): O bom trabalho de SEO faz com que seus produtos apareçam entre os primeiros resultados de busca do Google. Para o comércio online isso tem uma importância estratégica. Prefira sistemas que tenham o SEO integrado, de modo que seja fácil inserir as descrições e palavras-chave de cada produto.

  • Analytics: Depois de colocar a loja no ar, é preciso medir seu desempenho. Monitorar o uso de sua loja é fundamental para que você reorganize suas prateleiras virtuais em busca da melhor performance. Por isso, o sistema deve oferecer integração com ferramentas de análise de audiência, como o Google Analytics. Com ele, você pode identificar as principais portas de entrada no seu site, acompanhar o funil de compras e monitorar carrinhos.

Tenha recursos para o atendimento ao cliente

Certamente, algum cliente precisará entrar em contato para fazer uma reclamação ou tirar alguma dúvida. Por isso é importante oferecer diversos canais de comunicação para que seja fácil para o consumidor virtual entrar em contato com o lojista. Algumas plataformas já oferecem recursos nesse sentido como fóruns, Frequently Asked Questions (FAQ) e chat.

É importante lembrar que o trabalho de atendimento ao cliente não deve ser realizado somente pela plataforma de e-commerce. Ter políticas de atendimento para redes sociais, contato telefônico e até mesmo um endereço físico são muito importantes.

Não se esqueça da manutenção do sistema

Quem irá fazer a manutenção da página caso algum problema técnico ocorra? Essa é uma pergunta muito importante. Muitos lojistas preferem sistemas mais baratos, ou até mesmo open source, pois podem instalar em seu servidor e operar sem a ajuda de um webmaster. Contudo, se o site apresentar problema, você precisará pagar alguém para arrumar e isso pode sair caro.

Se você não possui um profissional de web no seu quadro de funcionários, prefira sistemas online que são oferecidos por provedores de loja virtual. Desse modo, a manutenção do sistema fica por conta do fornecedor.

Escolher a plataforma para seu e-commerce é apenas o primeiro passo para criar uma loja virtual. Porém, esta tarefa terá impacto direto em suas vendas e outras decisões, afinal, é seu instrumento de trabalho e a ferramenta do cliente.

Tem alguma dúvida sobre a escolha da plataforma para seu e-commerce? Entre em contato conosco!

Conteúdo produzido pela Rock Content.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

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