terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

6 dicas essenciais para e-commerces pequenos

Muitas vezes, as lojas virtuais de menor porte têm uma margem de lucro muito pequena e um público flutuante, o que acaba gerando pouco ou quase nenhum crescimento no longo prazo. O planejamento é essencial nesse caso, para que se possa ter um objetivo definido e criar as metas que levarão a mais clientes, maiores conversões e mais lucro.

E, dentro dessa busca por destaque no mercado, identificamos alguns fatores que poderão contribuir com sua competitividade e crescimento, mesmo tendo um e-commerce pequeno. Vamos lá?
  • Visual é tudo
A primeira coisa que um cliente nota ao entrar em seu site é o design. Portanto, comece ganhando ele pelos olhos. Tenha uma página bem estruturada e arquitetada, com design intuitivo, imagens de boa qualidade e o maior número de informações possíveis, bem categorizadas e facilmente encontráveis. Se tratando desse assunto, menos é mais. Procure manter um visual “clean”, que seja agradável aos olhos de quem navega.
  • Valorize seus produtos                                                                                             
Já que você tem um portfólio de produtos relativamente pequeno, valorize aqueles que tem. Fazer isso é simples: ilustre todos eles com fotos nítidas, de alta qualidade e com diferentes ângulos, facilitando o entendimento visual do cliente acerca daquele produto.

Além disso, dê o máximo de informações possíveis: fabricante, dimensões, modelo, usabilidade, compatibilidade, incompatibilidade, recomendações técnicas e tudo o mais que for possível informar. É interessante também disponibilizar para aqueles que já adquiriram o produto uma área no site onde possam avaliá-lo e deixar suas opiniões, recomendações, sugestões e até mesmo reclamações.
  • Fique atento aos preços
Não é porque você tem uma loja pequena que tem que praticar preços abaixo do mercado. Mas também não dá pra jogá-los lá para o alto! Procure manter um preço competitivo com o mercado.

Mesmo que seus concorrentes sejam maiores, você pode ganhar seus clientes mostrando que tem um bom serviço e que é uma empresa de confiança. Muitos consumidores preferem comprar em lojas menores justamente por acreditar que são mais ouvidos e levados em conta do que em grandes lojas.
  • Procure especializar-se
Você já pensou em se tornar especialista em algum segmento de mercado? Isso pode gerar boas oportunidades para seu negócio. Ao conhecer mais a fundo as necessidades de seus clientes, sua loja pode passar a oferecer uma maior variedade de produtos dentro daquele nicho. E isso criará uma ótima impressão sobre sua loja, podendo ser o diferencial que você precisa para alavancar suas vendas. Essa escolha abre portas também para práticas como a venda casada, por exemplo, pois um produto pode complementar outro.
  • Foque no serviço
Sua loja pode estar afiada em todos os sentidos, mas se o serviço ao cliente não for bom, você vai perder muitas vendas. Você provavelmente já ouviu dizer que fidelizar um cliente sai mais barato que conseguir um novo, certo? E isso é comprovadamente verdadeiro. E nada melhor na busca pela fidelização do que dar atenção às necessidades do comprador.

Mostre-se realmente preocupado com sua opinião, possibilitando a ele deixar sugestões, comentários ou críticas a respeito dos produtos adquiridos. Crie promoções para aqueles que compram sempre em seu site. Tenha uma equipe treinada para tirar dúvidas sobre seus produtos e serviços com prontidão. Esteja sempre acessível buscando criar vínculos. Compradores valorizam isso e com certeza voltarão a comprar em sua loja se gostarem de como foram tratados.

Ter um pequeno e-commerce pode ser desafiador, mas há muitas maneiras de se destacar e crescer. E com essas dicas será mais fácil começar! Comente e conte-nos sobre suas necessidades no seu negócio!
Conteúdo produzido pela Rock Content.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

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