quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Como utilizar o e-mail marketing para obter mais conversões

A internet está profundamente enraizada na nossa vida. Usamos a rede para buscar informações, nos conectar a outras pessoas, nos divertir e até comprar!

No comércio online, o consumidor não chega a ter contato direto com o vendedor e justamente por isso é necessário investir ainda mais na imagem da empresa e no relacionamento com o cliente. Nesse contexto, uma das ferramentas mais utilizadas da web, com muito potencial para gerar conversões, é o e-mail marketing.

Quer saber como utilizar essa ferramenta no seu e-commerce? Então vem com a gente!

Por que usar o e-mail marketing?

A principal vantagem do e-mail marketing é que além de ter baixo custo e um alto retorno de investimento, ele pode ser utilizado de uma forma automatizada. Outro detalhe importante é que as ferramentas de e-mail marketing possuem um alcance incrível, afinal, quem hoje não tem e checa os e-mails?

Além disso, cerca de 15% das pessoas que recebem e-mail marketing realizam compras no e-commerce de quem enviou os anúncios e ofertas. Convencido de que as chances de aumentar a taxa de conversão através dos e-mails é concreta? Então veja algumas dicas essenciais para melhorar a eficiência dessa ferramenta.

Use as redes sociais a favor das campanhas de e-mail marketing

O ideal para o marketing online é personalizar o atendimento de acordo com o cliente. Pelas mídias sociais podemos gerar uma base de dados sobre um cliente, sua forma de pensar, de agir, o que ele se interessa e o que costuma comprar. A reutilização desses dados é essencial para aumentar a capacidade de conversão das suas campanhas de e-mail marketing. Na mensagem, use seu conhecimento a favor, chame o cliente pelo nome e faça-o se sentir especial e completamente à vontade!

Ofereça conteúdos relevantes e acompanhe a negociação

Oferecer produtos e promoções relevantes ao cliente garante que ele continuará lendo suas mensagens. O ideal é que o atendimento seja o mais personalizado o possível. Conteúdos relevantes atualmente são a alma do negócio!

Ofereça a ele promoções periódicas, presentes de aniversário, dicas, motivos reais para que ele volte a sua loja. Também é importante se relacionar com o cliente desde cedo, com e-mails de boas vindas e até mesmo pós-venda, perguntando a ele sobre o andamento da entrega e do serviço.

Newsletter conveniente

A ferramenta mais comum é a newsletter, um simples boletim informativo sobre o que há de novo na sua loja e promoções. É útil para que o cliente se lembre sempre da sua empresa, porém a sua utilização não é o suficiente. Por ser um marketing generalizado, não é recomendado se você precisa de um alcance mais pessoal.

É necessário investir em um layout agradável, com imagens que despertem a atenção dos clientes. Uma dica útil é sempre incluir links para que as pessoas encerrem a assinatura da Newsletter. Ao contrário do que muitos pensam, só números de e-mail enviados não são importantes. Não é nada vantajoso atrair pessoas que não estejam interessados nos seus serviços. Isso é inconveniente para o cliente e prejudicial para o seu e-commerce.

Periodicidade: Não canse seu cliente

Um dos pilares para o sucesso do e-mail marketing é a periodicidade de envio dos e-mails. O ideal para não deixar o cliente esquecer de você é enviar uma mensagem a cada semana ou quinzena. Conteúdos diários podem cansar o consumidor e fazer com que sua empresa seja vista como insistente. Propagandas massivas também atrapalham! Para que o relacionamento com o cliente seja fortalecido, ele precisa sentir que você não pense só em vender.

Utilize as informações que você já tem

Um bom modo de converter as vendas de um cliente é continuar de onde ele parou! Enviar solicitação de cadastro, por exemplo, para clientes que visitaram sua loja, oferecer incentivos a clientes indecisos que abandonaram produtos no carrinho de compras, cativar antigos clientes que já não compram há algum tempo, presentear o cliente com um desconto de aniversário, apostar nas ofertas personalizadas, dentre outras estratégias.

E aí, gostou das nossas dicas para melhorar suas campanhas de e-mail marketing? Lembre-se que um pequeno esforço pode se transformar em um grande lucro! Não deixe de utilizar uma das ferramentas mais dinâmicas e eficientes do marketing digital para gerar mais conversões.

Até a próxima!

Conteúdo produzido pela Rock Content.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com