terça-feira, 8 de abril de 2014

Gerencie as vendas do seu e-commerce com os principais indicadores

Não dá para negar que a mensuração dos resultados é imprescindível para a elaboração de estratégias, definição de metas e bom andamento das lojas virtuais. Não acompanhar esses resultados comerciais é como caminhar no escuro, entregue apenas à própria intuição. Isso se configura como uma séria ameaça, não só para as finanças do negócio digital, como também à longevidade da empresa.

Para gerenciar um e-commerce de maneira eficaz, é necessário ter em mãos dados consistentes acerca do desempenho da loja virtual, até para saber o quanto ela é bem sucedida e em quais aspectos precisa melhorar. É nesse contexto que algumas métricas fazem toda a diferença. Estamos falando da Taxa de Conversão, Ticket Médio e Taxa de Efetivação! Se existem ferramentas de monitoramento e avaliação que não podem ficar de lado na gestão do seu e-commerce, certamente esses três indicadores aparecem no topo da lista. Quer saber mais sobre eles? Então confira o nosso post!

Taxa de conversão: aderência às vendas ou a demais ações


A taxa de conversão  é, sem dúvida nenhuma, a métrica mais utilizada pelos lojistas digitais no gerenciamento dos e-commerces. Apesar disso, nem sempre esse indicador recebe o tratamento que merece e acaba esquecido depois de calculado. Para ser de fato útil, a taxa de conversão precisa ser usada como base para a tomada de decisões, bem como, para o crescimento da empresa. Se não for assim, ela não passa de número!

Muito se fala sobre essa taxa, mas até mesmo o seu conceito está carregado de controvérsias. Ao contrário do que muitos pensam, a taxa de conversão não se restringe ao índice de vendas de uma loja virtual, embora quase sempre seja utilizada para esse  fim. Na verdade, a taxa de conversão tem a ver com os objetivos que você estipula para o seu negócio ou campanha digital. Nesse sentido a taxa de conversão pode ser medida pelo número de vendas efetivadas, cadastros realizados, newsletters assinadas e assim por diante. Vai depender do seu objetivo!

Quanto ao cálculo da taxa de conversão, basta dividir o número de conversões (vendas, assinaturas, cliques ou outros) pelo número de visitas. Vamos supor que um e-commerce de vestuário tenha recebido 1.000 visitas e vendido 50 peças. O resultado da divisão é 0,05, que por sua vez representa uma taxa de conversão de 5%.

Ticket médio: o valor das vendas

Se a taxa de conversão é fácil, espere até conhecer o ticket médio! Na verdade esse indicador também é muito importante para o gerenciamento do e-commerce, afinal, ele demonstra a média que cada venda traz de faturamento. Ao aplicar essa métrica, o lojista e o gerente de e-commerce conseguem ter uma visão mais aprofundada das vendas, além de descobrir o quanto seus esforços e investimentos rendem por cada transação.

A partir do ticket médio é possível fazer projeções financeiras para o futuro, além de criar novas formas para aumentar o valor médio das vendas, como oferecer promoções, programas de fidelidade, otimizar a descrição dos produtos e diversificar as formas de pagamento.

Para encontrar o ticket médio é só dividir o valor total de vendas de um período pelo número de transações nesse mesmo período. Para ficar mais claro, imagine que você vendeu R$ 2.000 em um mês e ao todo foram feitos 15 pedidos. Basta dividir 2.000 por 15. Você chegará ao resultado de 133,33. Esse é o seu ticket médio!

Taxa de efetivação: finalização da compra

Você fez tudo direitinho: atraiu clientes, eles gastaram tempo na sua loja,  encontraram o que procuraram e decidiram comprar. Tudo certo, não fosse o fato de alguns consumidores desistirem da compra ou não efetuarem o pagamento.

Não existe nada mais frustrante do que ver o esforço da sua loja resultar em carrinhos abandonados. O pior é que isso acontece com mais frequência do que se imagina.

A taxa de efetivação é um indicador responsável por revelar quantas compras foram efetivamente concluídas. Em posse dessa informação é possível planejar ações para diminuir a taxa de abandono. Vale destacar que os principais motivos para a desistência consistem no prazo de entrega, frete por conta do comprador e opções limitadas de pagamento.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre essas métricas tão importantes? Compartilhe suas opiniões conosco.

Conteúdo produzido pela Rock Content.

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Fastcommerce

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O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

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