terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Design da loja virtual: por que é tão importante?

Ter uma loja virtual é a melhor opção quando se busca alcançar grandes públicos sem precisar investir em lojas físicas e todas as despesas que elas trazem. Mas, apesar de ser uma opção mais barata e simples de administrar, alguns cuidados devem ser redobrados na hora de montar seu e-commerce. Um desses cuidados diz respeito ao design do seu site, pois ele será a primeira impressão que os clientes terão de seus produtos e da empresa, da mesma forma que acontece quando eles prestam atenção à vitrine de uma loja física.

De nada adianta vender itens excelentes, de boa qualidade se a sua apresentação diante dos clientes for insuficiente, sem qualquer diferencial ou identidade. Mostrar-se cuidadoso com a imagem do negócio faz toda a diferença na captação de clientes e também no fechamento das vendas.

Investir no design do e-commerce é crucial para o sucesso. Quer saber por quê? Confira!

Demonstre confiança ao cliente

Empresário dedicado ao negócio deixa cada item da loja virtual bonito e funcional. Um site desatualizado, com informações confusas, falta de categorias, com fontes que não ajudam na leitura e sem nenhuma preocupação estética passa a impressão de descuido, o que não favorece a loja que busca adquirir credibilidade junto aos clientes e atrair cada vez mais consumidores.

Clientes sempre buscam lojas que transmitam confiança e essa característica é mais intensa naqueles que compram online, devido ao medo de cair em fraudes e até mesmo certo receio de pagar por algo que eles ainda não viram pessoalmente. Se sua loja não transmitir a imagem certa ela certamente perderá para outra que tem mais capricho com a apresentação, ainda que seus produtos sejam mais baratos ou melhores.

Produtos fáceis de serem encontrados

A loja virtual é a ponte entre o cliente e o seu produto e deve fornecer uma experiência de compra agradável e simples. Para isso, a organização dos produtos em categorias, modelos, marcas deve ser bem instintiva, possibilitando que o cliente consiga encontrar o caminho sozinho. Da mesma forma que as prateleiras de uma loja devem estar arrumadas com as coisas similares juntas, assim deve ser seu e-commerce.

Quando o cliente compra online ele faz um autoatendimento, sem ninguém para dar sugestões e mostrar o que ele procura, por isso, é interessante que nesse processo ele também entre em contato com produtos similares. Assim, quem sabe, ele não acaba levando apenas um, mas dois produtos da sua loja! Tudo isso vai depender da forma como o seu site é organizado, uma parte importantíssima do design da loja.

Fortaleça sua marca na lembrança do cliente

A identidade da sua loja é trabalhada através das cores, logo, formas e layout e serve para fortalecer a sua marca na mente do cliente. Para que isso aconteça o design da sua loja virtual deve combinar com as mercadorias e serviços que ela oferece e também chamar a atenção do seu público-alvo. Se você vende produtos para adolescentes, por exemplo, cores e formas modernas e descontraídas são uma boa opção para atrair esse público, enquanto layouts mais clássicos e cores sóbrias funcionam melhor com um público mais velho e conservador. O público atraído varia de acordo com a forma como você se apresenta, por isso fique atento!

Investir em um bom profissional para te ajudar a criar a identidade visual da sua loja virtual é uma ótima ideia se você não sabe muito sobre design. Pode ter certeza que assim ficará mais fácil conquistar um lugar no mercado e ser referência em e-commerce!

Fique ligado para mais dicas para turbinar a sua loja online e, é claro, suas vendas! Tem alguma dica para quem está começando ou pensando em reformular a aparência da loja virtual? Comente!

Conteúdo produzido pela Rock Content.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com