Uma das maiores preocupações das lojas virtuais é a segurança na hora da compra. Afinal, não importa se seu negócio é grande ou pequeno, ou o que ele vende, todos estão expostos.
Não existe 0% de fraude, até porque, se isso acontecer, significa que a sua loja não está vendendo. Enquanto houver transações online, será preciso lidar com a fraude, e o que as empresas precisam saber é administrar sua loja virtual utilizando as ferramentas que a tecnologia disponibiliza, protegendo assim o bom cliente.
Analise com atenção todas as informações, para só então remeter o pedido. Lembre-se: existem fraudes muito bem elaboradas, por isso todo cuidado é pouco!
Conheça agora as fraudes mais comuns:
Fraude efetiva: A compra é realizada com cartão de crédito roubado ou clonado.
Auto fraude: Nesse caso o cliente age de má fé e realiza a compra normalmente, no entanto solicita o estorno para a administradora do cartão.
Fraude amigável: Uma pessoa próxima ao titular do cartão (como o filho ou esposo) compra algum produto sem que ela saiba.
Fraude de aquisição de conta: O golpe ocorre quando o fraudador se apossa das credenciais de login de um cliente legítimo e aproveita os cartões de crédito armazenados para comprar mercadorias.
A principal razão de se importar com a fraude é que você perde dinheiro quando é vítima de fraude. Isso por si só já pode ser consideravelmente preocupante e gera enormes prejuízos, diminuindo a viabilidade financeira do seu negócio.
Mas, como evitar as fraudes?
O primeiro aspecto é observar e acompanhar o perfil dos clientes e o tipo de produtos que compram. Assim, quando alguma venda sair do "padrão", você pode entrar em contato com o comprador para confirmar a compra antes do envio.
Além disso, recomendamos que adote esse procedimento sempre que uma compra ultrapassar determinado valor. Assim, minimiza o risco de enviar o item sem receber o pagamento.
Vale ficar de olho também se a localização é incomum ou se o endereço de cobrança não é o mesmo.
Vale ressaltar que existe a opção de contratar empresas especializadas em antifraude, ferramentas de gestão de risco e de monitoramento de vendas vai garantir mais eficiência na aprovação de compras e reduzir drasticamente o risco de o seu negócio ser vítima de crimes digitais.
Administre o risco de sua loja virtual de maneira profissional e consciente.
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Boas vendas!
Este artigo foi escrito por Luciana Hamassaki, da equipe de Marketing do Fastcommerce.
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