O mercado online tem crescido exponencialmente, principalmente com uma pandemia em escala mundial, e empreendedores que investem em e-commerce têm ganhado cada vez mais espaço no mundo dos negócios.
As ofertas estão disponíveis nos mais diversos segmentos, onde é possível comprar de tudo, de uma agulha a um imóvel, passando por setores alimentícios, farmacológicos, entretenimento e serviços.
No entanto, com tantas possibilidades, esses empreendedores precisam se destacar em um ambiente tão competitivo, e para isso, precisam investir em estratégias abrangentes, utilizando o marketing digital como um caminho a se seguir.
Sendo assim, vale conhecer 4 estratégias para obter melhores resultados para o e-commerce.
1. Marketing de rede social para e-commerce
As redes sociais estão repletas de clientes em potencial, para todos os mercados que oferecem bens de consumo para a população.
O desenvolvimento de um planejamento de marketing digital visando as redes sociais, é possível converter diversos leads em clientes.
Para isso, é preciso construir a presença da marca em plataformas populares, entre as quais:
- Facebook;
- Instagram;
- LinkedIn;
- Pinterest;
- Twitter;
- Youtube.
Com um custo de investimento baixo e, em alguns casos, até mesmo zero, o aproveitamento do marketing digital via redes sociais pode ser muito alto.
A chave para o sucesso está na construção de seguidores orgânicos, conectando-se diretamente com clientes para fidelizar a marca.
O marketing digital nas redes sociais de um e-commerce pode usar as hashtags (#) em fotos de produtos, o que leva visitantes diretamente à área de interesse.
A opção de anúncios pagos também é uma possibilidade dentro das redes sociais.
Basta escolher o público-alvo e, a seguir, o marketing digital se espalha, aparecendo no feed das redes sociais dos clientes em potencial que demonstram características do buyer persona, ou persona do comprador.
2. O e-commerce precisa de marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo cresceu em popularidade devido à eficiência com que pode gerar tráfego e estabelecer confiança na experiência de uma empresa.
Um bom conteúdo educa os visitantes do site com postagens de blog atraentes e de alta qualidade.
Ele também usa as CTA (Call To Action), ou seja, as chamadas para ação a fim de incentivar os leitores a explorar produtos ou se inscrever em listas de e-mail.
A estratégia de marketing de conteúdo não envolve anúncios diretos ou promoção de produtos, mas pode conduzir os clientes pela jornada do comprador .
Para fazer o marketing de conteúdo funcionar, é preciso pesquisar palavras-chave que melhoram o SEO (Search Engine Optimization), isto é, a otimização do motor de busca, principalmente de blogs.
A implementação correta de SEO leva os leads até o site e-commerce, mas também é preciso desenvolver artigos valiosos para reter o público e fidelizar o consumidor.
3. SEM para e-commerce utiliza ferramentas digitais
O SEM (Search Engine Marketing) recorre ao mecanismo de pesquisa como ferramenta baseada na web que ajuda os usuários a encontrar informações na internet.
Ferramentas como Bing, Google e Youtube estão entre as opções mais populares.
O marketing SEM inclui SEO e publicidade paga, envolvendo melhorias do próprio site que aumenta a classificação nas SERPs (Search Engine Result Page), isto é, as páginas de resultados do mecanismo de pesquisa.
A publicidade de PPC (Pay Per Click), ou pagamento por clique, por meio do Google AdWords, é uma opção popular para profissionais de marketing que desejam investir para chegar ao topo das SERPs.
4. E-mail marketing funciona para e-commerce
À medida que se constrói um empreendimento, é essencial encontrar maneiras de aumentar a lista de e-mail.
Dentro do marketing digital existe a estratégia de inbound marketing, que visa atrair, converter, vender e reter os clientes.
Para isso são usados conteúdos gratuitos em blogs, distribuição de e-books e apresentação de webinars como incentivo aos usuários para disponibilizarem os dados, principalmente o e-mail.
O e-mail marketing pode ser uma maneira de enviar ofertas especiais para impulsionar as vendas, ou mesmo anunciar novos produtos.
No entanto, as melhores ferramentas de e-mail marketing também podem ser usadas estrategicamente para direcionar clientes em potencial com base em onde eles estão na jornada do comprador.
Conclusão
O marketing para e-commerce deve aumentar o reconhecimento de uma marca e produtos, assim como criar confiança com os consumidores.
Um empreendedor pode usar qualquer um desses tipos de estratégias de marketing digital, incluindo marketing de conteúdo, rede social, mecanismos de pesquisa e e-mail marketing, entre outras, para atrair clientes e expandir os negócios .
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing.
Postar um comentário