segunda-feira, 4 de julho de 2011

Como analisar um setor de mercado, antes de criar sua Loja Virtual?

A maioria dos empreendedores iniciantes não quer explorar nichos de mercado, tenta evitá-los, com receio de ficar fora de setores importantes, e acaba entrando em mercados altamente competitivos, no oceano vermelho, onde as empresas disputam palmo a palmo, a preferência dos consumidores.

Para quem está começando, a melhor estratégia é procurar acender uma fogueira com fósforos e não com lança-chamas, ou melhor; desenvolver a capacidade de fornecer um produto ou serviço exclusivo. Identificar um nicho de mercado onde os clientes mais o apreciam, e as margens de lucro são boas porque você acaba oferecendo algo exclusivo que todos desejam intensamente.
Por exemplo: uma academia de ginástica pode oferecer um serviço exclusivo para 30 ou 40 pessoas de forma customizada, individualizada. O serviço é exclusivo para cada cliente, com hora marcada e atendimento personalizado.
É necessário criar uma vantagem competitiva, escolhendo um mercado em que poucos sabem fazer o que você faz bem. Para reduzir o grau de concorrência, é melhor evitar escolher um setor saturado, pois ele é sempre pouco rentável. O que vai determinar se uma boa idéia pode virar um negócio de sucesso é a escolha de um modelo de negócio rentável.
É sempre mais inteligente escolher um negócio com investimento inicial reduzido, assim menor será o risco. Quanto à rentabilidade, escolha um setor que tem a dimensão para absorver erros iniciais e permitir margens adequadas. Na escolha de um setor de mercado, jamais deixe de considerar critérios como o grau de rentabilidade e a necessidade de capital.
Conhecendo o seu negócio, o empreendedor pode criar uma estratégia de marketing de nichos, pois segundo o autor do livro " A ARTE DO COMEÇO" , Guy Kawasaki, você precisa começar em um nicho pequeno, ainda inexplorado, em forma de uma " cabeça-de-praia", o que significa dizer : um mercado pequeno o bastante para grandes concorrentes não quererem entrar nele, e grande o bastante para que, caso se dê bem, possa atingir massa crítica e lucratividade com ele.
Evidentemente que, se o empreendedor começar a desenhar cada aspecto do negócio, como a intensidade da concorrência, o grau de rentabilidade, a necessidade de capital, formação de custos, carga tributária, as possibilidades de sucesso são bem maiores.
O micro e pequeno empresário consegue criar uma loja virtual no FastCommerce com baixo investimento e definir suas estratégias de marketing, utilizando as mídias sociais, que são ferramentas gratuitas para ajudar na divulgação da marca, focando no contato direto com o cliente, interagindo e criando uma relação mais “humanizada” com o público-alvo.”

As mídias sociais possibilitam realizações de promoções, sorteios e descontos especiais. O contato com o cliente é um grande diferencial. Além disso, é possível identificar necessidades de mercado, opiniões e sugestões para melhorar o negócio.
Fonte: Portal da Administração
(Texto adaptado por Flavio Gomes)

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O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

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