Quando o assunto é atender clientes, a melhor meta profissional que pode ser estabelecida é buscar a excelência e superar sua expectativa. Por isso, metas construtivas para o varejo são aquelas que criam diferencial competitivo, onde o cliente é surpreendido pela boa qualidade do atendimento.
Toda meta, inclusive de vendas, deve ser realista, específica e mensurável. Ou seja, precisa, necessariamente, ter condição de ser atingida (ou corre o risco de virar frustração), ter condição de ser colocada no papel e ser entendida por todos, ter formas de medição e prazo preestabelecido para cumprimento.
Para metas de vendas, principalmente no final do ano, é fundamental que o empresário mantenha os pés no chão. Estabelecer vendas muito superiores à média de venda atingida nos anos anteriores pode gerar desconfiança e insatisfação nos funcionários, que acabam não se esforçando para alcançá-las, uma vez que parecem inatingíveis.
Também esteja atento para sete pecados capitais que podem ser cometidos por seus vendedores e que afastarão seus clientes: apatia, má vontade, frieza, jogo de responsabilidade, desdém, robotismo e apego demasiado às normas. Da mesma forma, comportamentos do gestor podem levar a essas reações. Evite: falta de feedback, falta de planejamento nas atividades, repreensão do funcionário em público e pressão demasiada ao tratar com o colaborador. Não apenas frente às metas, o empresário precisa sempre estar atento ao ambiente de trabalho oferecido aos funcionários.
Preze por um ambiente sadio, seguro e cordial. Seu funcionário deve trabalhar numa estrutura que permita desenvolver as atividades para as quais foi contratado e, assim, transformá-las em resultados.
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Ruy Soares de Barros é consultor do Sebrae-SP.
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