Inúmeros motivos convencem diariamente novos empresários a investirem em um e-commerce. Ter uma loja virtual atrai pela possibilidade de conquistar um grande número de clientes sem barreiras geográficas, baixos custos e facilidade de implantação, além da possibilidade de amplo fluxo comercial, já que o “estabelecimento” pode funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Escolha de uma plataforma de e-commerce incompleta
Escolher a plataforma de e-commerce ideal é a regra de ouro para ter uma loja online de sucesso. O mercado oferece várias opções de plataforma, algumas totalmente gratuitas, o que atrai como um imã novos empreendedores. Porém, nem sempre essas são as melhores opções.
Antes de escolher sua plataforma, certifique-se se ela é robusta e estável o suficiente para suportar o crescimento natural do seu negócio. É fundamental pensar que, no futuro, seu catálogo de produtos será muito maior, bem como seu fluxo de visitantes. Além disso, a plataforma deve oferecer a opção de visualização em multitelas. Já pensou em quantos clientes você perderia se eles não puderem acessar sua loja através de tablets e smartphones?
A plataforma ideal também deve permitir e facilitar as práticas de otimização para mecanismos de pesquisa (SEO).
Lembre-se que os buscadores ainda são os maiores elos entre clientes e lojas. Então, é preciso que seu e-commerce seja facilmente encontrado pelos mecanismos de busca.
Vantagens como a possibilidade de enviar e-mail marketing direto da plataforma, layout personalizado, segurança e diversidade nas formas de pagamento também são bons indicadores na escolha da plataforma certa. Não abra mão disso!
Mecanismos de busca desorganizados e imprecisos
Muitos clientes entrarão em sua loja online buscando produtos específicos. E, acredite, se eles não encontrarem o que estão procurando rapidamente, é possível que irão seguir para outra loja. Inúmeros são os e-commerces que perdem vendas “prontas” simplesmente por não terem bons mecanismos de busca interna.
E apesar de saberem o que estão procurando, seus clientes frequentemente não se lembrarão do nome exato do modelo ou da série do produto. Uma forma de minimizar sensivelmente esse problema é dar uma ajudinha ao cliente na hora da busca.
Boas plataformas oferecem opções de AutoSuggest, que completarão automaticamente o termo de busca que ele digitar e também mostrarão modelos similares ao que ele está buscando. Lembre-se que a busca inteligente também depende de uma estrutura de classificação bem feita nas descrições de cada produto.
Design pouco intuitivo e layout pesado
De nada adianta ter bons produtos se seu site não é fácil de ser usado. Layouts pesados, com milhões de subdivisões, definitivamente, não agradam. Excesso de banners em movimento com muitas promoções vão deixar seu cliente perdido.
Bombardeio de pop-ups tira qualquer ser humano do sério. Predomínio de cores fortes e desarmônicas cansam a visão.
Os modelos tradicionais de site, com as opções de menu visíveis, logo abaixo do cabeçalho ou no canto esquerdo da tela são boas soluções para esse erro comum. Eles são intuitivos, fáceis de navegar. Tenha muito cuidado ao inovar criando uma loja muito diferente do padrão.
Erros de SEO
Muitos empresários de e-commerce vêem seus negócios irem por água abaixo por falta de um bom trabalho de SEO. Como já dissemos, é fundamental que sua loja e produtos sejam encontrados facilmente pelos mecanismos de busca. Não ter um padrão de tags para o cadastramento interno de cada produto pode impossibilitar que seu cliente encontre o que procura no site.
Complexidade no pagamento
Nada pode irritar mais o cliente do que dificuldades na hora de fechar a compra. Cadastros gigantescos e excesso de passos para a conclusão do pedido podem levar o comprador à desistência. Não é à toa que muitos abandonam o carrinho de compras sem fechar o pedido.
Alguns sites exigem uma série de dados cadastrais desnecessários, além de obrigarem o cliente a passar por várias páginas de confirmação antes do fechamento. Ofereça formas simples de pagamento, em poucos passos.
Pós-venda ineficiente
Abandonar o comprador depois que a venda é efetivada é outro grande erro comum. Um bom e-commerce considera as opiniões dos clientes e procura ser útil quando solicitado. Além disso, um pós-venda bem feito tem o poder de garantir a fidelidade do cliente.
Muitos empresários de sucesso usam Newsletters como ferramentas de pós-venda e aproximação com o cliente. Estar nas redes sociais com uma equipe preparada para ser atenciosa e paciente com usuários também é uma forma importante de causar boa impressão no pós-venda. Uma postura inadequada pode exterminar sua imagem na internet.
Fique atento para não investir seu dinheiro de forma errada. O sucesso virá através de planejamento e busca por aquilo que pode tornar seu e-commerce uma loja online cheia de clientes satisfeitos. Portanto, fuja dos 6 erros e garanta ótimas vendas!
Conteúdo produzido pela Rock Content.
Faltou o erro zero: gente.
ResponderExcluirTentei comprar ferramentas numa loja on line, mas desisti na hora do cadastro. Queriam saber até a data do meu nascimento. Aliás, para que você precisa se cadastrar e fazer login para comprar? É um clube ou uma loja?
ResponderExcluirLuiz,
Excluiralgumas lojas pedem a data de nascimento para fazer ações de marketing, como por exemplo oferecer desconto no seu aniversário ou promoções específicas. Pode ser uma benefício bom para o cliente (se a loja souber usar é claro).