quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Dicas de como alavancar suas vendas no Facebook



O mercado mudou bastante nos últimos anos. Com as novas tecnologias, foi preciso desenvolver estratégias de venda baseadas nos valores da sociedade, ao invés de simplesmente propagar anúncios. Se antes os produtos eram anunciados para chegar aos consumidores, agora são os consumidores que chegam até os produtos e marcas. Cada vez mais críticos e informados, os clientes da era digital trazem novas demandas às empresas, que precisam se estruturar para atendê-las. Nessa busca por soluções, uma boa alternativa é investir no marketing através das redes sociais, especialmente o Facebook. Com milhões de usuários brasileiros a rede social é campeã de audiência na internet.

Normalmente, a mídia tradicional segmenta seu público pelo meio de comunicação: telespectadores, ouvintes, leitores. Na internet, a mídia de massa deu lugar à mídia customizada, personalizada. Como veremos a seguir, uma boa maneira de alavancar suas vendas é usar estratégias de marketing para o Facebook. Se souber usá-lo, ele pode contribuir bastante para alavancar as vendas do seu comércio online.

O comércio via internet e o marketing das redes

Quem deseja vender algo tem o grande desafio de atrair a atenção do consumidor. Na internet, você tem a vantagem de que o seu consumidor já está no ambiente onde você realiza suas vendas. Seja curtindo uma foto, publicando um vídeo ou compartilhando um conteúdo, ele pode visualizar o seu produto e sua marca. Essa característica de ubiquidade (estar em todos os lugares a qualquer momento) do processo de venda na internet demanda uma segmentação do seu público.

As pessoas, quando conectadas, deixam de ser indivíduos genéricos e passam a ser internautas, com demandas diferentes para os lugares que visitam, horário do dia, etc. Para transformá-los em consumidores, é necessário estar em sincronia com eles. Confira algumas dicas para alavancar entrar em sincronia com o seu público no Facebook:

Cuide da sua imagem

A construção de uma imagem sólida, com credibilidade, leva tempo e requer dedicação. Lembre-se de que o mundo digital amplifica tanto as coisas boas quanto as ruins. Converse com seu público, estabelecendo diálogos através de conteúdos relevantes e interações na página da empresa. Esteja atento aos comentários dos seguidores e responda sempre que possível às dúvidas.

Cuidado com possíveis gafes (informações inverídicas, erros gramaticais, discussões com clientes) e falta de profissionalismo no Facebook. Como na rede os usuários ficam conectados durante um bom tempo, é bem fácil que seus seguidores vejam esses erros e se questionem sobre a integridade do seu trabalho. A página da sua empresa no Facebook a representa. Se você quer gerar valores como confiança, identificação, bons serviços e compromisso, demonstre isso com as suas postagens!

Aproxime-se do seu público

Poucos usuários se dão conta de que o Facebook sabe de onde ele acessa, quando é seu aniversário, quais seus interesses e até os locais que ele frequenta. Utilize isso ao seu favor, através de promoções especiais para os aniversariantes, frete grátis para determinadas localidades e parceria com blogs relevantes para o seu segmento. Pode parecer clichê, mas mantenha seus seguidores por perto. Produza conteúdo periodicamente e em formatos que vão além de uma mensagem com foto. Também não deixe de interagir, agradecer sugestões e até críticas, além de esclarecer dúvidas.

Anuncie na rede social

Dados do próprio Facebook, divulgados pelo site Mashable, apontam que somente 16% dos curtidores recebem o conteúdo postado nas páginas que curtem. Para melhorar o alcance do seu conteúdo, anuncie. Os anúncios são baratos e podem trazer um retorno de investimento bem interessante. O painel de Insights, disponível para os administradores das páginas, traz estatísticas e métricas que devem ser acompanhadas para conhecer melhor sua audiência.

Invista em conteúdo de qualidade

Produzir conteúdo relevante, com qualidade, é um bom atrativo comercial. Você entrega algo que o seu público deseja, como infográficos, informações exclusivas e artigos com análises do seu ramo de atuação, em troca da visita de seu futuro consumidor. Para guiá-lo nesse processo de produção de conteúdo, siga as seguintes dicas:
  • Tamanho é documento, sim! Faça posts curtos! Em um estudo realizado com 1,3 milhões de posts, DanZarrela, um analista de dados de mídias sociais dos Estados Unidos, comprovou que posts curtos geram 60% a mais de engajamento do que posts muito longos.
  • Utilize imagens! Um estudo realizado com mais de 12 mil páginas corporativas no Facebook, a plataforma TrackSocial demonstrou que posts com recursos visuais são mais vistos pelo seu público. Lembre-se de ilustrar as postagens com algo que tenha a ver com o conteúdo do post.
  • Pergunte aos seus seguidores! Pergunte algo relacionado ao seu produto. Pode parecer bobagem, mas a aceitação do público brasileiro a esse conteúdo é grande. Por exemplo: se você vende livros, pergunte que livro os seus seguidores estão lendo. A interação vai fazer sua página aparecer para os amigos dos seus seguidores, sem que você precise pagar por isso.
  • Descubra o melhor horário de postagem. A ideia é simples: descubra o horário que a maior parte do seu público está online. Não interessa a hora em que você pode postar, mas a hora em que seu consumidor está navegando. Tendo isso em mente, agende postagens para garantir maior eficiência.
  • Segmente o público para obter melhor alcance. Caso seu público seja muito amplo, disperso geograficamente ou de faixas etárias muito distintas, utilize as ferramentas de segmentação do próprio Facebook para atingir o público-alvo daquele conteúdo. É a velha tática do “dividir para conquistar”.
  • Planeje com antecedência o que vai ser postado. Essa é a dica mais importante de todas. Pense antes o que vai ser postado, para que seu conteúdo seja interessante. É preciso ajustar sua estratégia de marketing para a sua audiência, construindo a imagem de que sua empresa é especialista no seu segmento. Cuidado com improvisos e materiais mal elaborados. É a imagem da sua empresa que está em jogo!

Gostou das dicas? 
Então aproveite e compartilhe sua experiência com as redes sociais para incrementar seu negócio!

Conteúdo produzido pela Rock Content.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

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