Com o aumento no número de lojas virtuais, fica cada vez mais difícil manter os bons índices de conversão. Há cada vez mais lojistas pequenos e médios, sem falar nos grandes varejistas que dominam boa parte do mercado. A concorrência aumenta a cada dia, mas saiba que ela não é motivo para as vendas não irem bem! Aumentar o número de conversões no seu e-commerce é possível! Basta seguir as dicas abaixo:
1. Conheça a concorrência
Colocamos essa dica em primeiro, pois ela é a mais importante. Sua loja pode ter dezenas de recursos interessantes, mas se a concorrência está usando uma estratégia melhor do que a sua, o faturamento certamente será impactado. Procure saber o que os concorrentes estão fazendo de certo e de errado e melhore isso no seu serviço.
2. Boa ferramenta de busca
Não se trata apenas de um formulário de busca bonito, com um botão personalizado. A ferramenta de busca é uma grande aliada da sua loja, pois ela lida com os desejos dos seus clientes. Portanto, ao exibir os resultados é preciso que as informações estejam acessíveis. Isso ajuda o cliente a encontrar rapidamente aquilo que procura.
3. Descrições únicas
Quer cativar um cliente? Ofereça descrições únicas sobre os seus produtos. Isso passa uma boa impressão, especialmente se o seu comprador for daqueles que gosta de pesquisar o produto antes de comprar. É comum esse tipo de cliente visitar vários sites e encontrar sempre as mesmas descrições. Descrição exclusiva é um diferencial.
4. Boas imagens
Invista em fotos boas dos produtos. Faça galerias para que os clientes possam ver aquilo que estão comprando de vários ângulos diferentes. Ofereça versões das fotos em alta resolução.
5. Search Engine Optimization (SEO)
Todo site de e-commerce precisa de uma boa estratégia de SEO. Isso faz com que os buscadores como o Google cataloguem a sua loja mais facilmente. Quando alguém procurar por um produto que você possui, sua loja pode aparecer numa boa colocação nos resultados de busca orgânicos.
6. Comunicação e atendimento
Deixe os canais de comunicação sempre visíveis ao cliente. Também é importante oferecer mais de um tipo: chat, telefone, e-mail, fórum, dentre outros. Quando ele tiver alguma dúvida, ou algo der errado durante a compra, o contato com o lojista deve ser simples.
7. Redes Sociais
As redes sociais podem ser uma boa ferramenta de Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Utilize estratégias de SAC 2.0, especialmente com as redes mais populares como o Facebook e Twitter. Além disso, elas podem ser boas vitrines também.
8. Crie uma base de usuários
Isso é importante para você conhecer melhor os seus clientes. Desse modo será possível oferecer um atendimento assertivo, além de colocar à disposição dele produtos que sejam relevantes.
9. Crie uma base de e-mail marketing
É bom ter o e-mail de todos os usuários cadastrados, mas dos não cadastrados é melhor ainda. Algumas pessoas podem passar pela sua loja rapidamente e não realizar nenhuma compra. Fazer uma chamada para os visitantes cadastrarem o e-mail em uma newsletter de ofertas é importante para angariar novos usuários no futuro.
10. Segurança
Um dos maiores vilões do comércio virtual é a falta de segurança. Por isso é importante trabalhar com protocolos criptografados e mostrar certificados de segurança aos clientes.
11. Métodos de pagamento
Nos dias de hoje, perder uma venda por não aceitar algum tipo de pagamento pode ser considerado um erro primário. Ofereça vários métodos e deixe seu cliente escolher como quer pagar.
12. Mostre suas vantagens
Tem uma promoção na sua loja? Está oferecendo frete grátis? As compras poderão ser parceladas em até 12 vezes? Seus clientes precisam saber dessas vantagens. Divulgue enviando e-mails para sua base de clientes e coloque anúncios no seu site.
13. Tela de pagamento, sem barra de navegação
Na hora de pagar, o cliente quer apenas pagar. Colocar menus ou anúncios de outros produtos na tela de pagamento, pode atrapalhar o cliente e diminuir as conversões da sua loja.
14. Crie relacionamento para oferecer recomendações
Não há nada mais chato do que receber sempre os mesmos e-mails de marketing. Mostre ao seu cliente que você não quer apenas divulgar seus produtos o tempo todo. Quando ele interagir com a loja, aproveite a oportunidade para criar um relacionamento. Tente saber a opinião dele sobre a loja, sobre um determinado produto que ele comprou ou até mesmo sobre o atendimento.
15. Contate os desistentes
Muitos clientes colocam produtos nos carrinhos, mas abandonam as compras antes de fechar o pedido. Monitore a taxa de desistência e tente desenvolver estratégias para chamar esse cliente novamente para sua loja. No caso dele ter cadastro no site, basta enviar um e-mail lembrando que ele possui uma compra não finalizada.
Garantir as vendas é muito importante para seu e-commerce, porém não adianta esperar que elas aconteçam de forma espontânea. O segredo para o sucesso da loja virtual é utilizar boas estratégias para atrair clientes e depois oferecer a eles um boa experiência de compra, sem se esquecer de ter bons produtos.
Boas vendas!
Conteúdo produzido pela Rock Content.
Postar um comentário