terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Dicas de produtos para você começar a vender na sua loja online

Na última década, o comércio eletrônico cresceu no Brasil e no mundo. Com o aumento do uso da internet, dos aplicativos para aparelhos mobile e a dinâmica do dia a dia, a tendência é que cada vez mais as pessoas utilizem esta forma de comprar. E é exatamente isso que os números mostram! Em 2012 o e-commerce movimentou R$ 22,5 bilhões e o crescimento esperado para 2013 é de 24% em relação ao ano anterior. Para 2014, estima-se um crescimento de mais de 15%. Isso significa que ter uma loja virtual é um negócio rentável!

Saiba que com investimento é possível montar uma loja virtual em minutos e começar a vender produtos instantaneamente. Mas para obter sucesso algumas questões devem ser respondidas antes. Uma delas diz respeito ao tipo de produto que será vendido. Quais tipos de itens você irá vender? Eles têm espaço no mercado? Qual o diferencial dos seus produtos em relação à concorrência?

Confira a seguir algumas dicas para escolher bem os produtos a serem vendidos e ter sucesso no mercado de comércio eletrônico.

Produtos mais vendidos online

Alguns produtos são conhecidos por serem mais facilmente vendidos na internet. Os dados apontam que os eletrodomésticos e artigos de informática e eletrônica aparecem no topo da lista dos mais comprados, somando 35% dos produtos mais vendidos no varejo no Brasil. Eles são seguidos por itens de saúde/beleza e moda/acessórios, cada um destes setores com 7% do mercado.

É importante ter em mente que estes são os principais produtos vendidos na internet, por isso a concorrência já está estabelecida. O que é mais indicado, investir em algo que as pessoas já costumam comprar online, como livros, ou inovar oferecendo coisas novas? As duas opções podem ser boas ou não, depende de como você conduz os negócios, das estratégias de marketing para o e-commerce e demais fatores.

Dicas de produtos

Como citado acima, certos produtos são mais procurados na internet do que outros. Mas nada impede que seu e-commerce venda itens com bastante concorrência ou que comercialize produtos menos conhecidos. A regra é simples: basta você encontrar o seu público! Além disso, é importante contar com uma ótima plataforma e-commerce, ter boas estratégias de marketing e oferecer um bom serviço. Para quem está começando, uma boa dica é se especializar em um segmento. Vai vender bijuterias? Que tal elas serem de estilo mais definido, como rock? Assim, sua loja consegue se tornar referência para determinado tipo de público.

Para orientá-lo melhor nas escolhas de produtos, aqui vão algumas dicas de itens:
  • Livros: relativamente fáceis de serem armazenados, são ótimos itens pois raramente apresentam defeitos que exigem troca, não precisam de garantia, seu transporte é fácil e barato. Para incrementar sua loja online, você também poderá vender e-books, livros virtuais que podem ser baixados.
  • Produtos digitais: além dos e-books, você pode oferecer cursos em forma de vídeoaulas, kits de infoprodutos, screencasts dentre outros. Hoje estes itens são muito procurados e você não tem gastos com estoque ou entrega.
  • Vestuário: hoje em dia falta tempo para as pessoas irem às lojas físicas para escolher e experimentar roupas e calçados. Sem contar que às vezes o cliente não é atendido de prontidão e em épocas de maior movimento comercial, enfrenta filas para provar e pagar. É por isso que a compra de roupas e acessórios na internet cresce tanto. Vale a pena investir nesse setor desde que você apresente bem cada produto, detalhando o material e as medidas.
  • Produtos artesanais: itens que dificilmente são encontrados ganham um grande alcance na internet. Móveis, roupas, bolsas, brinquedos ou qualquer item artesanal tem espaço no mercado, ainda mais se puderem ser feitos segundo as preferências do comprador.

Tendências atuais para a venda dos produtos escolhidos


Se você está começando a investir no mercado de e-commerce tenha em mente que a tendência do setor é seguir o perfil da internet atualmente, ou seja: customização dos produtos, uso das redes sociais e mobilidade. Seu negócio deve levar em conta estes fatores para obter sucesso e pode até tirar proveito de tecnologias próprias, como um aplicativo.

A análise da concorrência, a observação das tendências atuais, um estudo do perfil do mercado e do consumidor e um bom plano de negócios são alguns dos passos para começar a vender ótimos produtos na sua loja online. E aí, já escolheu o que vender?

Bons negócios!

Conteúdo produzido pela Rock Content.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

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