segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Por que há tantos "carrinhos abandonados" na minha loja online?

Quem tem um e-commerce lida com vários problemas em relação às vendas até conseguir o sucesso. Um dos piores é o abandono de carrinhos de compras. O cliente entra na loja, escolhe os produtos, mas na hora de fechar o pedido ele desiste da aquisição.

Essa ação do consumidor em potencial leva a alguns questionamentos: “Por que será que o cliente não finalizou a compra? O que o fez desistir? Estou no caminho certou? Em que ponto posso melhorar”.

Se isso vem acontecendo com você, é hora de fazer uma pequena análise e descobrir aonde você pode estar falhando. Veja:

O valor do frete encarece muito o produto


Além da comodidade, quais são os motivos que levam as pessoas a comprarem pela internet? Se você respondeu “preço”, você acertou.
Caso o valor do seu produto seja competitivo, mas na hora de calcular o frete ele se torne igual ou superior ao valor do produto em uma loja física, você está errando aí. Se o cliente não tem vantagem no preço, por que ele vai preferir algo que ele não pode tocar, experimentar e ver para avaliar se é bom mesmo?
Se o valor do seu frete é salgado, tente negociar com outras empresas transportadoras na tentativa de reduzir o preço e fazer com que o seu e-commerce seja realmente competitivo e atraente para os seus clientes.

A plataforma de e-commerce é lenta

Se comodidade e preço baixo são as principais coisas que o seu cliente procura, então é isso que você deve oferecer. Uma plataforma lenta, com um design que não é intuitivo e pouco prática está longe de oferecer comodidade e, pelo contrário, acaba irritando qualquer um.
Imagine este caso: passo a passo de cadastro muito longo, informações pouco esclarecedoras e carregamento lento da página. Este cenário parece com o do seu e-commerce? Se a resposta for sim, você acaba de encontrar um erro e motivo de grande parte dos seus clientes abandonarem o carrinho de compras antes de adquirir produtos em sua loja virtual.
A dica é pesquisar em qual plataforma você vai investir, na usabilidade e na atualização constante do sistema de compras, pois isso será vital para o sucesso de suas vendas.

Sua loja tem credibilidade?

Se o cliente pesquisar o seu nome nos sites de reclamações e a sua empresa estiver no topo, é hora de repensar um pouco. Por que será que as compras não estão sendo concluídas? Será que as pessoas confiam em mim? Estou oferecendo um bom serviço? Como é a minha política de devolução? Entrego as compras dentro do prazo? Uma má reputação se espalha muito rápido, ainda mais na internet. Antes de deixar que a sua imagem fique ruim, comece a trabalhar a credibilidade e segurança da sua loja online.

Detalhes que parecem bobos, como possuir um site blindado com o desenho do cadeado, mostrando que é seguro, influenciam diretamente na hora da compra. Não subestime a inteligência dos seus clientes e a capacidade que eles têm de reconhecer o que pode ser seguro ou não, principalmente para o seu bolso.

E aí, você já se sente pronto para transformar os seus carrinhos abandonados e revertê-los em vendas?
  
Conteúdo produzido pela Rock Content.

Sobre o Autor

Fastcommerce

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O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

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