segunda-feira, 5 de maio de 2014

Pós-venda online: como conquistar o cliente

Você sabe qual é a diferença entre uma boa venda e uma excelente venda? A primeira acontece quando você vende vários produtos, mas nunca mais vê o cliente. A excelente venda é quando você vende alguns produtos, mas fideliza o seu cliente e faz com que ele retorne várias vezes e ainda recomende sua loja online.

Para conquistar de vez o cliente e fazer com que ele seja um disseminador da sua marca, é preciso muito mais do que apenas atendê-lo: quando o assunto é venda e pós-venda online, o desafio é bem maior. No e-commerce não existe nenhum vendedor, conversando, explicando os prós e contras do produto, estabelecendo uma identificação visual com o cliente, oferecendo outros produtos que possam ser do interesse dele. Existe um computador, uma loja online e a vontade ou necessidade do cliente em comprar determinado item. E aí as estratégias de conquista passam a ser bem mais ousadas, porém mais baratas se comparadas às ações de uma loja física que visam o mesmo efeito. Vamos conferi-las?

Será que o seu cliente precisa só daquele produto?

Muitas vezes as pessoas estão em busca de algum produto para casa, para presentear, para se divertir, mas muitas vezes elas não tem certeza do que querem e podem comprar. Sendo assim, apresente produtos correlacionados aos que ele está buscando, mostre o que outras pessoas compraram. Essa tática pode ser desenvolvida tanto na tela de finalização da compra e no site quando o cliente estiver logado quanto em um e-mail marketing ou em um SMS. Certamente você vai ajudar o seu cliente a se decidir por mais itens.

Agradecer é sempre bom

Quando um cliente opta por comprar na sua loja online, ele está deixando dezenas de outras para trás, não é mesmo? Que tal agradecê-lo pela escolha? Um e-mail ou até mesmo uma mensagem de texto no celular são recursos altamente acessíveis para qualquer tipo de e-commerce.

Mantenha seu cliente informado


Após a primeira compra, pode ser que seu cliente demore a voltar ao site, por isso, envie uma atualização semanal, com os novos produtos, promoções, informações relevantes sobre o que ele pesquisou no seu e-commerce. Despertar o interesse do cliente é algo que deve ser feito constantemente.

Atendimento personalizado

A disseminação de sites de compra online estimulou bastante a impessoalidade nas relações de compra e venda, por isso, quem investe em um atendimento online personalizado sempre sai na frente. Um chat em que o cliente não demore 30 minutos na fila de espera, uma ligação para confirmar determinada informação solicitada via e-mail ou um simples e-mail marketing com o nome do seu cliente fazem muita diferença. Atualmente, sentir-se único e bem tratado tem sido um dos pontos mais relevantes na fidelização de clientes na internet.

Pergunte por que seu cliente não quis o produto

Parece até estranho, mas você sabe por que muitas pessoas iniciam um processo de compra online e desistem na metade? Na maioria das vezes é porque encontraram algum tipo de dificuldade no processo de cadastramento de dados e efetivação da compra ou não encontraram a forma de pagamento desejada, algo que pesa bastante na imagem da sua empresa. Sendo assim, que tal mandar um e-mail para este cliente para saber o que deu errado? Assim, você corrige um problema que pode estar afastando outros consumidores.

O pós-venda é mais do que uma atividade de praxe, é o momento de mostrar que a sua empresa não é igual às outras, que valoriza os clientes e busca oferecer sempre o melhor. Sendo assim, procure fidelizar clientes, não somente vender produtos, pois recompras e recomendações são consequência de um atendimento de qualidade aliado a bons produtos.

Quais ações você utiliza no pós-venda? Fale com a gente!

Conteúdo produzido pela Rock Content.

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Fastcommerce

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