O conjunto de técnicas de otimização da loja virtual para alcançar um bom ranking orgânico nos buscadores é conhecido como Search Engine Optimization, ou SEO.
O Fastcommerce possui campos específicos que já estão prontos para serem preenchidos pelo lojista com as informações que o Google precisa para fazer este ranqueamento. Veja abaixo 4 dicas para começar o trabalho de SEO na sua loja virtual:
1) Indexação do Google
Para começar o trabalho de SEO da loja virtual você precisa saber quantas páginas do seu site já foram indexadas pelo Google.Você consegue essa informação acessando o Google e digitando "site:www.seudominio.com.br". O buscador vai apresentar o resultado da seguinte forma: Aproximadamente XX resultados.
Com essa busca, você consegue identificar quais páginas estão bem ranqueadas e quantas precisam de um trabalho mais minucioso para melhorar o posicionamento.
2) Title da Loja
Muitos lojistas não preenchem essa informação na plataforma e o title acaba sendo o próprio nome do negócio.Recomenda-se que o title da loja tenha de 55 até 70 caracteres. Ao utilizar o limite recomendado, novos termos serão incluídos e isso aumenta a abrangência nas buscas.
Você pode utilizar uma informação adicional sobre o seu segmento. Por exemplo, se você tem uma loja de Perfumes chamada Fragrâncias.com o title pode ser completado dessa forma "Fragrâncias.com - compre online perfumes femininos e masculinos".
No site administrativo você altera essa informação em Dados da Loja > Navegação e SEO > Conteúdo da tag < title >.
3) Descrição < Meta Description >
A descrição meta description permite que você insira informações mais relevantes sobre determinado produto. A meta description também pode ser preenchida para a própria loja e para as categorias cadastradas.Uma dica importante sobre este item é cadastrar uma meta description com até 150 caracteres e inserir um Call to Action (CTA).
Já falamos no post sobre banners, que o CTA é a função que encoraja o usuário a executar uma ação. Sendo assim, você pode inserir verbos de ações nesse campo, como por exemplo: Compre Agora, Veja mais, Aproveite o frete grátis, entre outros.
No site administrativo você altera essa informação selecionando um produto, SEO > Descrição da categoria em tag meta description.
4) Otimização de imagens
Não é segredo que uma página mais leve carregará mais rápido e em tempos de internet 3G/4G isso é extremamente relevante para a loja virtual.Otimize o tamanho das imagens para sua loja carregar instantaneamente (isso também conta pontos com o Google!).
Um tamanho recomendado nesse caso é de 160x160 pixels para a imagem principal com até 10kb e 800x800 pixels com até 50kb para as demais imagens.
Recentemente acompanhamos essas e outras mudanças feitas na loja Primeiro Quarto e o resultado foi uma melhoria de quase 30% em menos de 4 meses!
Veja nesse link outros procedimentos importantes que você pode implementar na loja virtual e comece a otimizar seu posicionamento no Google.
Este artigo foi escrito por Patrícia Furlan, coordenadora de Marketing do Fastcommerce com base nas dicas de Adriano Yamuto, especialista de SEO do Fastcommerce.
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