quarta-feira, 24 de julho de 2019

4 passos para otimizar o SEO da sua loja virtual no Fastcommerce



O conjunto de técnicas de otimização da loja virtual para alcançar um bom ranking orgânico nos buscadores é conhecido como Search Engine Optimization, ou SEO.

O Fastcommerce possui campos específicos que já estão prontos para serem preenchidos pelo lojista com as informações que o Google precisa para fazer este ranqueamento. Veja abaixo 4 dicas para começar o trabalho de SEO na sua loja virtual:

1) Indexação do Google

Para começar o trabalho de SEO da loja virtual você precisa saber quantas páginas do seu site já foram indexadas pelo Google.

Você consegue essa informação acessando o Google e digitando "site:www.seudominio.com.br". O buscador vai apresentar o resultado da seguinte forma: Aproximadamente XX resultados.

Com essa busca, você consegue identificar quais páginas estão bem ranqueadas e quantas precisam de um trabalho mais minucioso para melhorar o posicionamento.

2) Title da Loja

Muitos lojistas não preenchem essa informação na plataforma e o title acaba sendo o próprio nome do negócio.

Recomenda-se que o title da loja tenha de 55 até 70 caracteres. Ao utilizar o limite recomendado, novos termos serão incluídos e isso aumenta a abrangência nas buscas.

Você pode utilizar uma informação adicional sobre o seu segmento. Por exemplo, se você tem uma loja de Perfumes chamada Fragrâncias.com o title pode ser completado dessa forma "Fragrâncias.com - compre online perfumes femininos e masculinos".

No site administrativo você altera essa informação em Dados da Loja > Navegação e SEO > Conteúdo da tag < title >.

3) Descrição < Meta Description >

A descrição meta description permite que você insira informações mais relevantes sobre determinado produto. A meta description também pode ser preenchida para a própria loja e para as categorias cadastradas.

Uma dica importante sobre este item é cadastrar uma meta description com até 150 caracteres e inserir um Call to Action (CTA).

Já falamos no post sobre banners, que o CTA é a função que encoraja o usuário a executar uma ação. Sendo assim, você pode inserir verbos de ações nesse campo, como por exemplo: Compre Agora, Veja mais, Aproveite o frete grátis, entre outros.

No site administrativo você altera essa informação selecionando um produto, SEO > Descrição da categoria em tag meta description.

4) Otimização de imagens

Não é segredo que uma página mais leve carregará mais rápido e em tempos de internet 3G/4G isso é extremamente relevante para a loja virtual.

Otimize o tamanho das imagens para sua loja carregar instantaneamente (isso também conta pontos com o Google!).

Um tamanho recomendado nesse caso é de 160x160 pixels para a imagem principal com até 10kb e 800x800 pixels com até 50kb para as demais imagens. 


Recentemente acompanhamos essas e outras mudanças feitas na loja Primeiro Quarto e o resultado foi uma melhoria de quase 30% em menos de 4 meses!

Veja nesse link outros procedimentos importantes que você pode implementar na loja virtual e comece a otimizar seu posicionamento no Google.

Este artigo foi escrito por Patrícia Furlan, coordenadora de Marketing do Fastcommerce com base nas dicas de Adriano Yamuto, especialista de SEO do Fastcommerce.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

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