quarta-feira, 3 de julho de 2019

Como aproveitar oportunidades de venda em datas comemorativas




O segundo semestre começou e várias datas comemorativas prometem movimentar o comércio eletrônico. Você já planejou as suas ações de marketing e vendas?

Só no dia dos namorados - última data importante para o comércio - o e-commerce faturou R$ 2,2 bilhões segundo pesquisa da Ebit, 430 milhões a mais do que no ano passado.

Veja quais datas prometem aquecer as vendas e algumas ações importantes para programar:

Dia dos Pais - 11 de agosto


O dia dos pais é a primeira data para preparar a sua loja virtual para o segundo semestre.

Uma ótima opção é criar a categoria Dia dos Pais na loja e sugerir produtos de acordo o perfil de cada pai. O esportista, o empreendedor, o músico e o vaidoso são algumas opções para você separar em categorias. Dessa forma você ajuda o comprador indeciso a encontrar o presente ideal.

Dia do Cliente - 15 de setembro


Poucas lojas aproveitam essa data no calendário, mas o dia do cliente é uma oportunidade de realizar promoções especiais e fidelizar o cliente.

Descontos exclusivos, facilidade de pagamento e recompensas ajudam a loja a ter uma recorrência de compra do cliente.

Surpreenda seu público com ofertas exclusivas e não esqueça de dedicar um tempo especial no atendimento em todos os canais: redes sociais, e-mail, telefone e WhatsApp.

Dia das Crianças - 12 de outubro


É hora de otimizar sua estratégia para o celular!

Se a sua loja ainda não tem um design que se adapta a qualquer tipo de tela ou não considera o mobile como prioridade, comece a mudar isso agora!

Os pais estão cada vez mais conectados e fazer uma pesquisa por produtos no celular com certeza fará parte do processo de compra do presente.

Black Friday - 29 de novembro


Prepare-se para um alto tráfego na sua loja virtual.

Muitas lojas ficam fora do ar por horas porque não se planejaram, não pesquisaram o histórico da plataforma de e-commerce ou até mesmo dos meios de pagamento que recebem um boom de pedidos impedindo o cliente de finalizar a compra. O resultado não poderia ser pior: loja fora do ar é sinônimo de vendas perdidas!

Cheque essas informações antes de ser prejudicado.

Cyber Monday - 02 de dezembro


Você mal despachou todos os pedidos da Black Friday e já chegou a Cyber Monday. Enquanto a Black Friday engloba lojas físicas e virtuais, a Cyber Monday é exclusivamente online.

Planeje-se logisticamente, seja com os Correios ou com a transportadora, para que os pedidos não sejam enviados com atraso. O cliente agradece.

Natal - 25 de dezembro


A última oportunidade de vender muito em 2019!

Tenha uma política de compras clara, bem definida e publique um manual para Troca e Devolução dos produtos.

O consumidor aproveita o Natal para comprar presentes, isso significa que podem ter várias solicitações de troca.

Deixe essas informações acessíveis na loja, inclusive para passar credibilidade.

Essas são as dicas para você dar um gás no seu e-commerce nesse segundo semestre.

Se a sua loja virtual não possui produtos para datas mais segmentadas como o Dia dos Pais ou Dia das Crianças, aproveite para comemorar a aniversário da loja ou até mesmo promover datas que são relevantes para o seu negócio: Dia Mundial do Rock, Dia do Escritor, Dia do Amigo, Dia da Fotografia, Dia do Nutricionista são algumas opções que você pode promover de acordo com o seu nicho.

Não se esqueça de planejar e divulgar as promoções ao menos com 10 dias de antecedência e lembre-se que as redes sociais são aliadas das vendas!


Este artigo foi escrito por Patrícia Furlan, coordenadora de Marketing do Fastcommerce.

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O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

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