O Google Alerts é um excelente mecanismo para aprimorar suas estratégias de marketing e acompanhar seus concorrentes.
Mas o que é o Google Alerts ou Alertas do Google?
O Google Alerts ou Alertas do Google é uma ferramenta gratuita que permite criar alertas para descobrir novos conteúdos. Basicamente você monitora os conteúdos buscando novas ideias e também pode utilizá-lo para acompanhar seus concorrentes.
Por exemplo, se você criar um alerta "Tênis de Corrida" qualquer conteúdo que estiver disponível na web após a criação desse alerta, você receberá um e-mail.
Você não precisa mais procurar informações com esse termo ou outros termos, a informação vem até você!
Vale ressaltar que o processo não é em tempo real. Isso quer dizer que o Google leva algumas horas ou dias para indexar as páginas, só após a indexação dessa página é que você receberá o alerta.
Para muitos especialistas em marketing, coordenadores, gerentes e outros que trabalham com mídia online, o uso do Google Alerts é quase tão bom como receber em tempo real as informações sobre o mercado. Isso porque nem sempre é possível acompanhar todos os sites de notícias.
Ao cadastrar para receber os alertas, você não perderá mais nenhum resultado ou notícia pelo termo desejo, é importante cadastrar até o nome da sua empresa para receber os alertas. Dessa forma, você saberá quem está falando de você.
Usar o Google Alerts é muito mais eficiente do que procurar página por página do termo no Google.
Conheça 4 Dicas de como o Google Alerts pode ajudar no SEO da sua loja!
O Google Alerts monitora todo o conteúdo da web, através do seu potencial e de informar os resultados indexados, você consegue criar estratégias para benefício próprio.
1) Acompanhe sua empresa
Receba alertas quando falarem sobre sua empresa.
2) Acompanhe seus concorrentes
Receba alertas dos seus concorrentes, saiba onde eles estão e o que falam sobre eles.
3) Acompanhe suas palavras-chave
Fortaleça sua estratégia de palavras-chave e de como as pessoas usam as palavras-chave. Isso ajudará a encontrar novas ideias para title, description, nome do produto, descrição, artigo para postagens e outros.
4) Link Building
Quando sua empresa for mencionada em um post, site institucional ou em artigos, você tem uma oportunidade de ouro para criar backlinks.
Veja agora como configurar o Google Alerts:
A configuração é bem simples e requer seguir alguns passos, vamos lá!
1) Acesse o Google Alerts
2) Faça o login com a sua conta do Gmail
3) No campo de busca digite o termo desejado. Por exemplo, Tênis de corrida
4) Clique no link Mostrar opções
Você pode filtrar os resultados por Frequência, Fontes, Idioma, Região, Quantos e Enviar para o e-mail.
- Frequência: Quando disponível, No máximo uma vez por dia, No máximo uma vez por semana
- Fontes: Automático, Notícias, Blog, Web, Vídeos, Livros, Discussões, Finanças
- Idioma: Todos os idiomas (se o seu mercado está no Brasil deixe português)
- Região: Qualquer país
- Quantos: Somente os melhores resultados, Ver todos
- Enviar para: seu e-mail
Nesse primeiro momento sugiro deixar as opções padrões fornecidas, após conhecer o sistema, cada alerta poderá seguir uma regra. Tudo dependerá da sua estratégia.
5) Clique no botão Criar Alerta
Após a criação do alerta você receberá por e-mail todas as sugestões referentes aos termos ou termo cadastrado e com o alerta criado é possível Apagar ou Editar as configurações a qualquer momento.
Viu como é fácil acompanhar tudo o que acontece no nicho do seu mercado e sem muito esforço.
Agora vou dar uma DICA BÔNUS para que você aproveite ao máximo do Google Alerts e não deixar nada pendente!
1) Crie alertas com erros de grafia
Ao incluir erros de grafia nos alertas você vai expandir suas possibilidades em encontrar resultados valiosos para serem explorados.
Por exemplo: Tênis de corida
Nesse caso serão dois alertas, o primeiro alerta será o correto Tênis de corrida e o segundo alerta será com o erro de grafia Tênis de corida.
Como você viu, o Google Alerts é uma ferramenta extremamente fácil de ser utilizada e é importante saber o que ocorre em sua volta sem muito esforço.
Comece agora a receber os alertas!
Bons negócios!
Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.
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