quarta-feira, 11 de março de 2020

Como aplicar a psicologia das cores no e-commerce?


Psicologia das cores é o estudo que revela como o cérebro humano identifica e entende as cores de diferentes formas, influenciando em suas emoções, sentimentos e desejos.

Agora que você já sabe o conceito da psicologia das cores, é importante saber o que elas representam e como aplicá-las na identidade visual da sua marca.

As cores são responsáveis por criar um ambiente de navegação agradável aos clientes, elas influenciam diretamente na decisão de compra. Uma página com harmonia visual tem maior potencial para despertar o interesse dos visitantes, transformando os acessos em vendas.

Cada cor tem o poder de gerar diferentes sensações nos clientes e saber disso é muito importante na hora de planejar a criação de sua loja virtual. As cores escolhidas devem transparecer o sentimento que sua loja deseja despertar, além disso devem estar em sintonia com seu logotipo.

Para facilitar o uso das cores em sua loja virtual, veja abaixo o que cada cor representa. As informações foram publicadas no artigo The Logo Company o mini guia ajuda na escolha das cores para cada tipo de negócio:

Preto
Qualidades: credibilidade, firmeza, força, poder, precisão, objetividade.
Indicado para as áreas de: construção, corporativo, petróleo, financeira, moda, industrial, cosmético, mineração, marketing, comercial.

Vermelho
Qualidades: apetite, excitação, urgência, perigo, sexy, romance, design, calor, rapidez.
Indicado para as áreas de: alimentação, roupas, moda, vestuário, cosmético, esportiva, imobiliária, entretenimento, saúde, serviços de emergência, marketing, relações públicas e publicidade.

Verde
Qualidades: orgânico, juventude, carinho, instrucional, educativo, aventura, ecologia, calma, natureza.
Indicado para as áreas de: medicina, ciências, governamental, recrutamento, negócios ecológicos, turismo, recursos humanos.

Azul
Qualidades: credibilidade, calma, limpeza, foco, médico, profissionalismo, judicial, poder, relacionado a negócios.
Indicado para as áreas de: medicina, científica, utilitários, governamental, saúde, tecnologia, recrutamento, comercial, legal, tecnologia da informação, ortodôntica, corporativa.

Laranja
Qualidades: criatividade, dinamismo, energia, juventude, expressividade, infantilidade, frutífero, inocência, entusiasmo.
Indicados para as áreas de: recrutamento, alimentação e bebidas, entretenimento, educação, esportes, recursos humanos, infantil.

Amarelo
Qualidades: energia, direção, dinamismo, encorajamento, design, criatividade, juventude, brilho, positividade.
Indicado para as áreas de: infantil, alimentação e bebidas, entretenimento, novas tecnologias, sinais e placas.

Roxo
Qualidades: espiritualidade, mistério, magia, religiosidade, evocação, sensualidade, bem-estar, ocultismo, amor.
Indicado para as áreas de: corpo, mente e alma, astrologia, tarô, aromaterapia, massagem, ioga, cura, espiritual, oculta.

Marrom
Qualidades: terra, carinho, historia, segurança, finanças, tradição, conservadorismo, confiança, retrospecto, estabilidade.
Indicado para as áreas de: construção, animais, mineração, veterinária, finanças, imobiliária, tradição, ecologia.

Branco
Qualidades: clínica, limpeza, médica, clareza, pureza, espaço, simplicidade, facilidade, frescura.
Indicado para as áreas de: medicina, científica, tecnologia, odontológica.

Como você pode ver, a importância das cores no e-commerce vai muito além de preferências pessoais ou convenções. É um fator de comunicação entre sua marca e seus clientes, que dependendo da situação, pode significar um volume maior ou menor de vendas.

Nossa dica é: capriche no design e utilize recursos que facilitem a navegação da loja virtual, além de proporcionar uma boa experiência ao cliente ele se lembrará de sua loja em futuras compras.

Bons negócios!

Este artigo foi escrito por Luciana Hamassaki, da equipe de Marketing do Fastcommerce.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com