quarta-feira, 29 de abril de 2020

Frete grátis funciona?


Com o aumento no número de lojas virtuais, fica cada vez mais difícil manter os bons índices de conversão. Há cada vez mais lojas surgindo, sem falar nos grandes players que dominam boa parte do mercado. A concorrência aumenta a cada dia, mas saiba que ela não é motivo para as vendas não irem bem! Aumentar o número de conversões no seu e-commerce é possível! Uma boa estratégia é o uso do frete grátis.

Para que o frete grátis resulte em uma experiência positiva e não em prejuízos financeiros, sua loja precisa se preparar.

Selecionamos abaixo alguns pontos que devem ser levados em consideração antes de colocar em prática uma campanha de frete grátis.

1. Conheça seus custos.

Para definir se é possível absorver os custos do frete grátis sem prejuízos, é necessário avaliar qual a margem de lucro de cada produto.

2. Avalie seu ticket médio

Uma estratégia comum para avaliar quando vale a pena oferecer o frete grátis é entender qual é o gasto médio dos clientes. Se for R$ 100,00 você pode oferecer frete grátis a partir de R$150,00, assim pode ainda aumentar o ticket médio da loja.

3. Conheça seus produtos

O peso e as dimensões de cada produto também devem ser considerados, pois eles influenciam diretamente no custo de frete. Quanto maior o produto, maior o custo a ser absorvido.

4. Organize-se para atender a demanda

Um problema comum em ações com alta demanda é a falta de produtos. Quando a loja não prevê a alta demanda, pode ficar sem o produto. Planeje com cuidado!

Agora que você já sabe o que levar em consideração, saiba que existem algumas formas de oferecer o frete grátis. Conheça algumas:

Tudo com frete grátis 

Essa é a estratégia mais simples e mais arriscada de oferecer o frete grátis. Geralmente campanhas que englobam todos os produtos da loja, são ofertados por um curto período, por exemplo: Frete grátis por 24 horas.

A partir de determinado valor

Como mencionado acima, essa é uma forma de aumentar o valor do tíquete-médio na sua loja. Você determina um valor mínimo de compras para que o cliente possa obter esse benefício, por exemplo: Frete grátis para todo o Brasil nas compras acima de R$150,00

Alguns itens com frete grátis

Defina quais são os itens que se enquadram na categoria “fáceis e baratos de transportar”. Para esses, você pode oferecer frete grátis por produto/categoria.

Frete grátis por região

Sua loja também pode oferecer o frete grátis de acordo com a área onde será feita a entrega. Isso acontece com frequência em regiões metropolitanas onde as opções de transporte são inúmeras, ou quando a loja pode realizar as entregas por meio próprio.

Pronto para criar sua própria política de frete grátis? Você sabia que aqui no Fastcommerce é possível informar até três níveis de desconto. Clique aqui e use em sua loja.

Agora que tudo já foi configurado, não se esqueça de atualizar as redes sociais para a campanha e deixe muito claro as regras de utilização.

Boas vendas!

Este artigo foi escrito por Luciana Hamassaki, da equipe de Marketing do Fastcommerce.

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O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

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