quarta-feira, 6 de maio de 2020

Medicom integra Fastcommerce com ERP S4 e potencializa vendas


Em 2019, a Medicom iniciou sua operação de e-commerce, uma estratégia que já vinha sendo estudada há tempos. Assim, cerca de 600 itens do mix de produtos da companhia passaram a ser vendidos via internet.

Para fazer isso, a empresa precisou integrar a plataforma Fastcommerce com o ERP S4, desenvolvido pela Sidicom, visando manter os controles administrativos e estratégicos do negócio como um todo.

Neste artigo, você vai ver como se deu essa integração e os resultados que a Medicom obteve. Confira!

O desafio da Medicom

A Medicom é uma farmácia especializada em medicamentos especiais, fundada em 1988. Parte do Grupo Cristal, a companhia está sediada em Porto Alegre e também em outros dois estados; são 6 unidades de negócio que empregam 70 colaboradores diretos e atendem a mais de 50 mil clientes.

Como toda organização que só trabalhava com vendas físicas, a Medicom enfrentou alguns desafios antes de a atender seus clientes também via internet.

Uma dos desafios mais significativos foi integrar o sistema integrado de gestão (ERP) com a plataforma de e-commerce, evitando dissociar os controles administrativos e estratégicos.

A integração do sistema Fastcommerce ao ERP S4

Desde 2003, a Medicom conta com o ERP S4 da Sidicom. Essa solução integra todos os os processos da companhia, permitindo um controle de ponta a ponta. “Precisávamos integrar o sistema ao e-commerce para que, por exemplo, o estoque fosse atualizado em tempo real”, conta Lino Zinn, diretor da Medicom.

E a Sidicom conseguiu em tempo recorde fazer a integração da Fastcommerce com o ERP S4. “Em pouco tempo, já tínhamos integração total, o que nos deu muita segurança para começar a operar nossas vendas online”, afirma o executivo.

Com essa integração tecnológica, a Medicom conseguiu automatizar seus processos, ganhando agilidade, eliminando falhas e até reduzindo custos.

“Estar online não é mais uma opção. Ou a empresa entra no mundo digital ou estará fadada a perder mercado”, afirma Lino Zinn. E o executivo vai além, testemunhando que a operação de e-commerce da Medicom também fortaleceu as vendas offline. “Estamos plenamente convencidos de que é preciso ter uma estratégia omnichannel para colher os melhores frutos de estar online”.

Integração do Fastcommerce com o ERP S4 preparou a Medicom para lidar com a pandemia

Os frutos do projeto ganharam um tom de ainda mais sucesso com o isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19. Neste momento, a Medicom está totalmente preparada para seguir vendendo online.

“Em nosso e-commerce temos dois mil clientes cadastrados em todos os estados do Brasil, com logística eficiente e entregas em até 24 horas em todas as capitais, o que nos ajuda a ter uma forte presença nacional”, testifica o diretor Lino Zinn.

A integração da plataforma de e-commerce com o ERP fez toda a diferença, pois a empresa tem tudo acontecendo de maneira coordenada, sem retrabalhos e sem erros.

“Como nossa roda já estava girando, estamos conseguindo contornar os impactos da crise. Seria bastante complicado se tivéssemos que correr agora com a criação de uma estratégia de e-commerce. E, com certeza, ter o ERP integrado à plataforma de vendas virtuais nos ajudou muito”, pondera o diretor Lino Zinn.

Atualmente, a Medicom consegue atender a todo o Brasil entregando em até 24 horas em todas as capitais. A companhia faz isso mantendo total gerência de seus estoques, gerando relatórios para tomada de decisões inteligentes e dando a seu time a certeza de que tudo está sob controle.

Como se dá a integração do Fastcommerce com ERPs

A agilidade e a segurança que a Medicom obteve ao integrar o e-commerce com seu ERP vem, em grande parte, das facilidades disponibilizadas no Fastcommerce.

O Fastcommerce tem uma detalhada API que permite que aplicativos de backoffice façam o "controle remoto" da loja virtual. Isso com métodos para o gerenciamento de produtos (inclusão, alteração e exclusão), acompanhamento de pedidos, execução de utilitários, extração de informações de clientes, parceiros, estatísticas de visitação etc.

Tecnicamente falando, os dados são extraídos em tempo real, diretamente do banco de dados da loja online, com segurança EV SSL, que é o padrão superior da indústria e está entre os melhores disponíveis para transações comerciais seguras. O envio é sempre feito com HTTPS POST e o retorno é sempre em XML.

→ Para saber mais sobre a API do Fastcommerce, clique aqui.

Seu e-commerce tem integração com o ERP utilizado na gestão administrativa do seu negócio? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a potencializar as vendas com máximo controle gerencial!

Este artigo foi escrito por Cícero Nogueira da Marketeria.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com