A pandemia fez enclausurar nossos idosos, segundo dados do IBGE o Brasil tem 29 milhões de idosos, isso representa 14% da população e esse dado não para de crescer, em 2030 vão existir mais idosos do que crianças.
O que isso tem a ver com a minha loja virtual?
Tudo, eles são os seus novos clientes, acesse seu Analytics e veja o crescimento de acessos através da faixa etária.
Agora vem a pergunta mais importante, sua loja virtual está apta em receber esses novos clientes?
Ao criar o design da loja virtual, sua loja pode dificultar a navegação através de elementos de interface como um menu dropdown, slideshow e um botão de fechar dentro do modal (lightbox).
Essa dificuldade não é proposital, o que acontece é que muitos idosos estão com as habilidades motoras e visão em declínio, ainda mais para navegar em uma tela de 5 polegadas.
Sabendo dessas informações, sua loja virtual pode resolver esse problema se tornando mais amigável e acessível.
Conheça 4 Dicas para melhorar a usabilidade da sua loja virtual.
1) Fontes (Quanto Maior, Melhor!)
Não são todos os usuários que possuem celulares com telas grandes e alta qualidade, um texto pequeno pode ser tornar ilegível.
O recomendado são 12pt ou 16px ou 1em, tudo vai depender de como você estrutura seu estilo no CSS.
2) Cor e Contraste
O contraste é fundamental para visualizar um elemento na página ou esconder diante dos nossos olhos. Se você definiu as cores do design veja se o contraste está legível, conheça o Contrast Ratio, ele é excelente para testar as cores do design e suas combinações.
As cores tem um papel fundamental no seu negócio, veja como aplicar a psicologia das cores no e-commerce.
3) Fácil de Clicar
O tamanho do ícone, botão ou o elemento gráfico deve ter no mínimo 1,0 cm de área clicável. Conheça mais sobre o design de ícones para telas sensíveis ao toque.
4) Texto e ícones sobre Imagens
Muito cuidado em sobrepor textos e elementos gráficos sobre imagens (slideshow), se não existir um contraste entre o texto e imagem, o texto ficará perdido. O mesmo ocorre com outros elementos gráficos.
Lembre-se: Simples e objetivo.
Agora um Super Bônus!!!
Faça testes de usabilidade com as pessoas que normalmente você não faria, seus pais, tios, avós e com todos os idosos que você conhecer.
Os feedbacks serão de extrema importância para o seu sucesso, eles são seus usuários reais e testes reais.
Por exemplo, dê tarefas e observe o comportamento.
Exemplos de tarefas:
Tarefa 1: Encontrar um produto X
Tarefa 2: Encontrar uma categoria Y
Tarefa 3: Calcular o valor do CEP
Para o teste funcionar, não forneça dicas e não demonstre emoções, solicite a narração de todo o processo. Sua tarefa é apenas observar e anotar tudo.
O teste do usuário é uma maneira infalível de garantir que seu público-alvo tenha o que deseja e o que precisa.
Boas vendas!
Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.
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