quarta-feira, 1 de abril de 2020

Integrações e Velocidade - O que isso tem a ver com minha Loja Virtual?


A performance é um item crucial em qualquer loja virtual e ela está relacionada a velocidade.

Segundo o Portal Brasileiro de Dados Abertos, os acessos via 3G e 4G estão acima de 88% no território nacional. Esses dados mostram que a cada dia as pessoas navegam e compram muito mais através do celular.

Após diversas análises e testes, o Google chegou na seguinte conclusão sobre velocidade:

Rápido: 0-1 segundo
Na média: 1 segundo-2.5 segundos
Lento: 2.5 segundos ou mais

Em um mundo ideal sua loja virtual precisa carregar em até 1 segundo, mas sabemos que existem diversos fatores extras que não deixam isso acontecer e vamos falar desses fatores daqui a pouco.

O importante é que pelo menos sua loja carregue em até 2.5 segundos, ficar e estar na média é um ponto positivo perante seus concorrentes.

Há alguns anos sabemos sobre a regra dos 5 segundos, basicamente os 5 primeiros segundos são a sua galinha de ouro para convencer o cliente a permanecer na página, visitar outras páginas da loja e finalizar a compra. A cada segundo que a loja demora para carregar você pode perder até 10% das vendas.

Por mais que os acessos via 3G/4G e até Wifi estão cada dia mais rápidos, os usuários estão cada vez mais impacientes. O carregamento da loja precisa ser feito em até 2.5 segundos. Ou seja, metade da regra dos 5 segundos que comentamos anteriormente.

Agora vamos falar dos fatores que você pode fazer para melhorar a velocidade da sua loja.

Imagens
Esse item é conhecido por todo mundo, oferecer imagens otimizadas e de tamanhos diferentes (principal, detalhada e ampliada) melhora a velocidade.

CSS
Carregar o CSS que é só exibido na página, não mostrar o CSS da página X, quando você está na página Y.
Minificar o CSS para deixar mais compacto

Javascript (Arquivos que você tem controle)
Minificar o Javascript para deixar mais compacto

Agora chegamos no ponto crucial de performance: Javascript de Terceiros. São arquivos que você não tem controle mas que foram inseridos na loja virtual.

Dependendo do arquivo inserido, ele pode ser o vilão de toda a performance da sua loja. Por essa razão, antes de inserir qualquer arquivo, faça testes.

Muitas vezes inserimos um arquivo, pensando que ele é só um arquivo, mas dentro dele existem chamadas para mais 3, 4 e até 5 arquivos. Ao invés da sua loja carregar um único arquivo, a loja carrega 5 arquivos e todos esses arquivos impactam na velocidade da loja virtual.

Quer saber quais arquivos estão comprometendo a performance?

Existe um site chamado Request Map Generator, ele mostra um mapa dinâmico com todas as solicitações.

Ao inserir a URL da sua loja virtual, rapidamente você identifica todos os scripts, os bytes transmitidos, quão lentos são seus domínios e toda sua hierarquia.

Veja um exemplo:
Request Map Generator

Agora que conhece toda a hierarquia e suas dependências, é mais fácil conversar com sua equipe sobre quais scripts são realmente necessários para fazer a loja virtual funcionar e quais não afetariam os acessos.

Ao mostrar para sua equipe a visualização interativa dos dados, todos vão entender como funciona a hierarquia de cada arquivo e quanto isso afeta a performance.

Cada círculo colorido, também conhecidos como nós, representam um tamanho em bytes e quanto maior o nó, maior o número de bytes.

A ideia dessa ferramenta não é apontar dedos para as integrações, é identificar os possíveis causadores de lentidão e encontrar soluções.

Boas vendas!

Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com