quarta-feira, 24 de junho de 2020

Você sabe o que é uma Persona?


Persona é uma pessoa fictícia que representa como sendo o seu cliente ideal. As informações são baseadas em pesquisa de mercado, os dados podem ser reais utilizando sua base de clientes ou através de suposições.

A criação dessa persona ajudará a você entender e se relacionar com o seu público-alvo e como você vai comercializar seus produtos ou serviços.

Quando pensamos em abrir um negócio, já temos o nicho de mercado que queremos atingir. Essa costuma ser a primeira tarefa, sabemos quais são os produtos e serviços que vamos oferecer aos nossos clientes.

Com a primeira tarefa feita, já sabendo o que oferecer. Agora vamos para a segunda etapa, quem são os meus clientes?

Em muitos casos ao colocar a loja virtual em produção para começar a vender, começamos a trabalhar junto com os departamentos comercial e marketing  para ver quais são os canais que vamos atingir.

Alguns empresários ainda não sabem quem são de fato os seus potenciais clientes e quando utilizam o budget (verba) destinada para atrair mais clientes, o custo será alto e o retorno mínimo.

Isso ocorre porque não foi feito uma identificação de quem realmente são os usuários. Ao utilizar o budget em links patrocinados, o retorno será de muitos cliques, mas sem retorno, por exemplo.

Se a loja vende tênis para corrida, esse é um nicho específico e os valores dos tênis variam de R$ 299,00 até 1.299,00, o seu ticket médio ficará em torno de R$ 500,00.

Os usuários que viram sua publicidade e clicaram são o seu público-alvo?

Você vai receber cliques de crianças, adolescentes, pessoas que não gostam de esporte e etc. O seu cliente real é da classe social A, B, C e que está disposto a gastar um valor X no tênis

Nesse exemplo, você queimou sua verba e sem atingir seu público, o resultado não foi satisfatório como o esperado.

Ao se dedicar e focar na persona, ela poderá fazer maravilhas nas suas estratégias, e finalmente chegamos na pergunta.

Como criar uma Persona?

Antes de responder, é necessário entender a comparação da persona com o público-alvo.

Persona: Representação fictícia do seu cliente.

Público-alvo: Uma parcela real de pessoas que vão comprar na sua loja.

Agora que você já entendeu a comparação de uma forma simples, siga as etapas abaixo para finalmente criar sua persona.

As informações podem variar dependendo do seu negócio.

- Gênero
- Faixa etária
- Estado civil
- Profissão

Essas são perguntas básicas, você pode inserir mais ou remover. O interessante é complementar com comportamentos também.

Através do comportamento conseguimos analisar e deixar a persona ainda mais completa.

Os fatores do comportamento podem ser:

- Necessidades
- Preocupações
- Frustrações
- Apreciador

Exemplo de persona com todas as informações preenchidas:

Persona 1: João Gomes tem 45 anos e solteiro, é advogado e tem um escritório. No seu tempo de folga gosta de fazer esportes e principalmente musculação, costuma comprar roupas e tênis da marca X. Está buscando novas marcas para atingir seus objetivos.

Comece de uma forma simples, caneta, papel e crie uma persona.

Boas vendas!

Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.  

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