quarta-feira, 8 de julho de 2020
Faça Você Mesmo - DICA #1 SEO Title
O que é uma title tag?
A tag title é um elemento HTML que tem como característica mostrar o título da sua página na internet.
Ela é mostrada na aba do navegador, mas o reconhecimento dela é por causa dos resultados de busca no Google, Yahoo, Bing, Duck Duck Go e outros.
O texto/frase inserido dentro da tag title, são exibidos nos resultados de pesquisa (Search Engine Results Page - SERP). Ao realizar uma busca, o mecanismo de pesquisa mostrará os resultados do termo buscado.
O title tem algumas especificações para ser diferenciado, ele é mostrado na cor azul, o tamanho da fonte é maior, ele é clicável e possui limite de caracteres.
O title é importante para usabilidade, SEO e compartilhamento para redes sociais. Pense no title como uma descrição precisa do conteúdo interno da página, e isso precisa ser feito em poucas palavras.
Como Criar um Title?
- Tamanho do title
Os mecanismo de busca exibem os primeiros 50-60 caracteres de uma tag de título. Se utilizar essa regra para cada title da loja, pelo menos 90% de todos os seus títulos serão exibidos corretamente.
Não há um limite exato de caracteres, se ultrapassar o limite de 60, qualquer conteúdo depois desse limite será mostrado com reticências.
No momento da criação do title, insira as palavras-chave (keywords) no limite sugerido, afinal você não quer que ele fique nas "reticências".
Leve em conta a largura de cada caractere também, a letra i, ocupa menos espaço que a letra w. Como cada caractere pode variar a largura, e os mecanismo de pesquisa costumam ter uma largura máxima de 600 pixels. Se não couber nesse espaço, ele aplicará a redução de forma automática.
- Palavras-chave - O que não fazer
Como não existe uma penalidade para os títulos longos, se começar a inserir no título variações da palavras-chave, isso vai ser tonar uma experiência ruim para o cliente e para os mecanismo de pesquisa.
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Evite essas repetições de palavras-chave, os mecanismos entendem que essas variações são desnecessárias e que poderá acarretar em penalizações e não queremos ser penalizados!
- Palavras-chave - O que fazer!
Faça a inclusão da palavra-chave à esquerda, se possível no inicio da title. Dessa forma, ela chamará mais atenção dos usuários à primeira vista e pode ter mais relevância nos resultados de pesquisa.
Ao incluir à esquerda, isso ajudará na experiência do usuário, isso porque nós digitalizamos o conteúdo de uma página da esquerda para direita. O benefício é conseguir mais cliques (acessos) nos motores de busca e consequentemente aumentar o tráfego da loja virtual.
- Sua Marca (Nome da empresa)
Insira o nome da sua marca no final do title, mesmo que mostre as reticências. Há casos que a junção palavras-chave + marca ficará dentro do limite dos 50-60 caracteres.
Se sua marca está crescendo ou já está estalecida no mercado, a sua marca poderá ajudar a aumentar a taxa de cliques nos resultados de busca.
- Títulos Duplicados
Não crie títulos duplicados, a página X com o mesmo título que a página Y. Ao criar páginas com os mesmo título, isso vai criar um sinal de alerta para os mecanismos de busca. O problema de ter páginas com títulos duplicados, é a loja sofrer penalizações no seu posicionamento.
Uma forma de ver se a loja virtual tem títulos duplicados é utilizar o Google Serach Console, ele indicará quais são as páginas que precisam de alterações.
- Descobrir Palavras-chave (Ferramentas)
Utilize ferramentas para descobrir as melhores palavras-chave e crie uma planilha que ajudará a organizar tudo em um único lugar.
- Google Ads (Planejador de palavras-chave)
- Ubersuggest
- Soovle
Lembre-se que esse é um processo contínuo, você sempre vai poder melhorar o title de acordo com as suas necessidades e resultados.
Boas Vendas!
Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.
Sobre o Autor
Fastcommerce
Autor & Editor
O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.
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