quarta-feira, 22 de julho de 2020

Faça Você Mesmo - DICA #2 Call To Action


Você sabe o que é Call to Action?

De uma forma bem simples o Call to Action conhecido pela abreviação CTA, é uma frase ou palavra que será um chamariz para o seu botão ou link.

Isso significa que você deseja que o cliente tenha uma ação e essa ação pode variar conforme sua estratégia.

Pense na jornada do cliente ao visitar a loja, o cliente pode assinar uma newsletter, pode clicar em um botão e ver as promoções, pode comprar um produto, pode finalizar uma compra, etc.

Todas essas ações precisam ser definidas estrategicamente, segundo dados do Sebrae, a taxa de conversão do comércio eletrônico brasileiro é de 1,65%.

Muitas lojas não chegam a essa taxa de conversão, possivelmente porque a loja virtual não se comunica de forma clara para o seu público-alvo.

Uma maneira de testar para ver qual é o melhor CTA, é através de um Teste A/B. Esse teste permite criar dois botões diferentes e com dois CTAs. No final de um período é possível identificar qual trouxe mais resultado.

Provavelmente o exemplo mais conhecido em uma loja virtual é o Comprar na página de detalhes do produto. O CTA vai ser o guia de direção, ele vai brilhar em todas as etapas, quando o cliente acessar a página o CTA precisa se destacar.

Conforme foi explicado, não há uma resposta definitiva de qual termo usar, cores ou tamanhos, a melhor maneira é testar com o Teste A/B. Essa é a única forma de ter dados concretos.

O que ocorre, muitas vezes o termo X funciona para a loja Y, mas esse termo não necessariamente vai funcionar para sua loja virtual.

Quais são os princípios básicos para um Call To Action eficaz?

- Cores
Não existe uma cor definitiva que converta melhor, é importante garantir que você esteja usando uma cor que seja compatível com seus clientes e sua marca.

Crie um contraste do botão com o fundo da loja, quando o cliente acessar a página ele precisa encontrar o botão assim que a página for acessada.

Muito cuidado em inserir animações e cores que não representam sua marca, isso pode confundir o cliente.

- Botões simples
O design do botão precisa ser na medida, certifique-se de manter o texto dentro do botão e agradável também. Um simples "Compre Agora", "Adicione ao Carrinho", "Compre" funcionam muito bem.

- Acima da dobra (The fold)
Quando desenvolver o design, tente deixar as informações principais acima da dobra. O The Fold como é conhecido, é o ponto que é visto em qualquer site/loja que vem depois da rolagem para baixo. Ou seja, qualquer conteúdo acima da dobra é o que os visitantes visualizam imediatamente.

Esse é um ponto que envolve design, usabilidade e acessibilidade, a ideia é chamar atenção dos clientes acima da dobra e é provável que eles continuem navegando pela loja virtual.

Exemplos de Call to Actions

COMPRAR!
COMPRE JÁ!
COMPRE!
FRETE GRÁTIS
VER MAIS!
MAIS DETALHES!
FINALIZAR COMPRA
APROVEITE!
NÃO PERCA!
OPORTUNIDADE ÚNICA!

Agora que você está familiarizado com o CTA, faça uma análise e verifique se é possível aplicar algumas dessas técnicas em sua loja virtual.

Boas Vendas!

Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.   

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