Você já chegou a se perguntar, por que meus clientes estão abandonando minha loja virtual?
Após analisar os dados, você identificou que os visitantes abandonam sua loja virtual antes do previsto, muitos não chegam no carrinho para finalizar uma compra.
Você fez uma análise de mercado, os preços são competitivos, existe uma política de frete grátis para compras acima de um determinado valor, sua loja é acessível para Mobile, Tablet e Desktop. Neste primeiro momento tudo está de acordo como o planejado.
Agora vem a pergunta, o que está acontecendo?
Se sua loja utiliza o Google Analytics, um estudo é analisar a Taxa de rejeição, a rejeição é calculada especificamente como uma sessão que aciona uma solicitação única ao servidor. Isso ocorre, por exemplo, quando um usuário abre uma única página da sua loja virtual e, em seguida, sai sem acionar outras solicitações ao servidor do Google Analytics durante essa sessão.
O Google Analytics disponibiliza diversos relatórios, eles dizem muito e requer um conhecimento saber ler esses relatórios.
- O Relatório de visão geral do público fornece a taxa de rejeição geral do seu site.
- O Relatório de canais fornece a taxa de rejeição de cada agrupamento de canais.
- O Relatório de todo o tráfego fornece a taxa de rejeição de cada combinação origem/mídia.
- O Relatório de todas as páginas fornece a taxa de rejeição de páginas individuais.
Se sua taxa de rejeição for alta, analise com mais detalhes para verificar se esse resultado é uniforme ou se isso é causado por um ou dois canais, determinadas combinações origem/mídia ou algumas páginas.
Por exemplo, se o problema for causado por páginas específicas, analise se o conteúdo delas está relacionado para atrair os usuários a essas páginas e se elas fornecem instruções claras para as próximas etapas que você deseja que os visitantes realizem. Nesse momento, entra o Mapa de Calor (heat map).
O que é um Mapa de Calor?
O Mapa de Calor é uma representação gráfica de dados em que os valores são representados por cores e são mostradas através de uma representação quais pontos possuem uma maior atividade por parte dos visitantes.
Os mapas gerados por cada página facilitam a visualização, você tem acesso como o usuário navega na página com o mouse (desktop e notebook) ou dedo (mobile e tablet), se usou barra de rolagem, onde clicaram, etc...
Como as informações são mostradas?
O mapa é gerado através de um espectro de cores, do frio (azul) onde tem menos acesso, até o mais quente (vermelho).
Quais são os tipos de Mapa de Calor?
Mapa de Rolagem: Mostra a porcentagem exata de pessoas que utilizaram a barra de rolagem, isso é importante porque identifica se as páginas longas são visualizadas pelos clientes.
Mapa de Cliques: Mostra onde os visitantes clicam com o mouse e tocam com o dedo em dispositivos móveis. É uma visualização de alta resolução que permite ver cliques individuais, cada um representado por um ponto colorido no relatório.
Mapa de Movimento: Mostra onde os usuários navegam com o mouse e pausam o mouse enquanto navegam na página. Os pontos quentes em um mapa de movimento representam onde os usuários colocam o mouse em pausa. Isso significa que um mapa de movimento fornece uma indicação de onde as pessoas podem estar olhando enquanto estão na página.
Todos esses tipos são úteis e eles trabalham juntos, pois eles ajudam a investigar o que ocorre com a página.
Conheça 5 Ferramentas de Mapa de Calor
Comece hoje a utilizar um Mapa de Calor na sua loja e aproveite todos os benefícios!
Boas vendas!
Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.
Postar um comentário