quarta-feira, 26 de agosto de 2020

4 Dicas para Oferecer uma Experiência Personalizada para o Cliente


Comprar em lojas virtuais para algumas pessoas pode parecer um pouco impessoal.

Tudo está baseado em olhar uma tela, procurar produtos e adicionar ao carrinho. Os visitantes acabam não tendo uma experiência de compra e todos os benefícios que realmente uma loja virtual pode oferecer.

Muitos clientes desejam uma experiência similar quando entram em uma loja física. Todos querem a mesma atenção e cuidados, desejam ser bem atendidos, ter indicações de produtos, promoções, conversar e tirar dúvidas com a vendedora.

Algumas lojas virtuais ainda não criaram uma experiência para o cliente e agora vamos te ajudar a oferecer uma experiência personalizada.

Conheça 4 dicas para resolver esse pequeno problema.

1) Aprenda sobre seus clientes
A primeira dica é conhecer os clientes. Através de ferramentas como o Google Analytics é possível identificar o usuário, qual é faixa etária, sexo, onde mora, qual é o comportamento ao navegar na loja virtual, etc.

Se você ainda não conhece o seu cliente ou ainda não tem, crie uma persona, isso facilitará muito sua vida.

2) Página de Contato
Toda loja virtual tem uma página de contato e você consegue acessar através de um link entre em contato, fale conosco ou simplesmente contato. Se não existir essa página, você pode ter certeza que vai irritar o seu cliente!

Na página de contato verifique se há todas as informações para o cliente entrar em contato.

  • Formulário de contato
  • Endereço
  • Número de telefone
  • Número do WhatsApp
  • Horário de funcionamento

Se sua loja virtual tem uma loja física, conheça sobre o SEO Local.

3) Chat e WhatsApp
O cliente deseja tirar qualquer dúvida ou conversar em tempo real, o Chat e WhatsApp traz grandes benefícios para você e para o cliente. Ao responder as perguntas instantaneamente, você pode ajudar o cliente a sanar todas as dúvidas e até aumentar a conversão.

Dependendo do sistema de chat que for utilizar, você acompanha exatamente em que local da loja virtual o cliente está e visitou. Se ele está mais tempo em uma determinada página, você consegue mandar uma mensagem perguntando se ele está com alguma dúvida.

Dessa forma você consegue resolver a dor do cliente de forma quase instantânea e acaba conhecendo mais sobre o comportamento do visitante. Conheça abaixo três sistemas de chat.

JivoChat
Tawk
Zendesk

4) Mídias Sociais
Atualmente as mídias sociais são parte de nossas vidas, seja pessoal ou profissional. Ela é uma excelente maneira de conversar com os clientes. O Chat e WhatsApp são similares, a conversa com o cliente ocorre em tempo real também.

Só tenha cuidado como você vai abordar o cliente, não seja evasivo e atenção redobrada para o que for postar.

No formulário de cadastro do cliente ou no formulário de contato, crie um campo perguntando se o cliente gostaria que esse canal seja de contato direto.

Todas essas 4 dicas são formas de se aproximar do cliente, pense em sempre deixar o cliente por perto!

Boas vendas!

Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce. 

Sobre o Autor

Fastcommerce

Autor & Editor

O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

Postar um comentário

 
Fastcommerce | Crie sua loja virtual © 2016 - Templateism.com