Comprar em lojas virtuais para algumas pessoas pode parecer um pouco impessoal.
Tudo está baseado em olhar uma tela, procurar produtos e adicionar ao carrinho. Os visitantes acabam não tendo uma experiência de compra e todos os benefícios que realmente uma loja virtual pode oferecer.
Muitos clientes desejam uma experiência similar quando entram em uma loja física. Todos querem a mesma atenção e cuidados, desejam ser bem atendidos, ter indicações de produtos, promoções, conversar e tirar dúvidas com a vendedora.
Algumas lojas virtuais ainda não criaram uma experiência para o cliente e agora vamos te ajudar a oferecer uma experiência personalizada.
Conheça 4 dicas para resolver esse pequeno problema.
1) Aprenda sobre seus clientes
A primeira dica é conhecer os clientes. Através de ferramentas como o Google Analytics é possível identificar o usuário, qual é faixa etária, sexo, onde mora, qual é o comportamento ao navegar na loja virtual, etc.
Se você ainda não conhece o seu cliente ou ainda não tem, crie uma persona, isso facilitará muito sua vida.
2) Página de Contato
Toda loja virtual tem uma página de contato e você consegue acessar através de um link entre em contato, fale conosco ou simplesmente contato. Se não existir essa página, você pode ter certeza que vai irritar o seu cliente!
Na página de contato verifique se há todas as informações para o cliente entrar em contato.
- Formulário de contato
- Endereço
- Número de telefone
- Número do WhatsApp
- Horário de funcionamento
Se sua loja virtual tem uma loja física, conheça sobre o SEO Local.
3) Chat e WhatsApp
O cliente deseja tirar qualquer dúvida ou conversar em tempo real, o Chat e WhatsApp traz grandes benefícios para você e para o cliente. Ao responder as perguntas instantaneamente, você pode ajudar o cliente a sanar todas as dúvidas e até aumentar a conversão.
Dependendo do sistema de chat que for utilizar, você acompanha exatamente em que local da loja virtual o cliente está e visitou. Se ele está mais tempo em uma determinada página, você consegue mandar uma mensagem perguntando se ele está com alguma dúvida.
Dessa forma você consegue resolver a dor do cliente de forma quase instantânea e acaba conhecendo mais sobre o comportamento do visitante. Conheça abaixo três sistemas de chat.
JivoChat
Tawk
Zendesk
4) Mídias Sociais
Atualmente as mídias sociais são parte de nossas vidas, seja pessoal ou profissional. Ela é uma excelente maneira de conversar com os clientes. O Chat e WhatsApp são similares, a conversa com o cliente ocorre em tempo real também.
Só tenha cuidado como você vai abordar o cliente, não seja evasivo e atenção redobrada para o que for postar.
No formulário de cadastro do cliente ou no formulário de contato, crie um campo perguntando se o cliente gostaria que esse canal seja de contato direto.
Todas essas 4 dicas são formas de se aproximar do cliente, pense em sempre deixar o cliente por perto!
Boas vendas!
Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.
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