quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Aumente suas vendas com o filtro inteligente!


Ter uma boa usabilidade na loja é um dos pontos-chave para ter uma boa conversão. Um dos principais elementos para isso, são os filtros de busca.

Afinal diferente da loja física, na loja virtual o cliente não conta com um vendedor à sua disposição para encontrar “aquele produto” que está procurando.

Quanto o cliente já sabe o que quer, ele deseja encontrar isso rapidamente e para isso recorre a "busca" da loja. Se ele encontra o produto, há grandes chances de concretizar a transação. Por outro lado, quando a ferramenta não funciona, os clientes tendem a decepcionar-se.

Muitas lojas não oferecem um bom recurso de busca, por exemplo, o cliente faz uma pesquisa por um termo e a página apresentada contém muitos produtos, quanto o cliente clica num deles para ver seus detalhes, mas volta para a página anterior, o navegador o posiciona no topo da página e não no ponto em que ele estava! Ou seja, o cliente fica perdido, desiste da compra e vai para outra loja.

No entanto, se você utiliza em sua loja o recurso de filtros atrelado ao recurso de busca, sua loja facilitará muito a vida de seus clientes! Veja abaixo mais um exemplo:

Seu cliente acessa sua perfumaria e procura por um perfume cítrico. São encontrados 450 produtos. Em seguida, ele restringe esta busca (sem fazer outra) pela grife Calvin Klein. São listados 80 produtos. Depois ele quer ver somente os produtos de até 50ml da busca anterior e são filtrados 20 produtos. E assim, por diante. Ou seja, quanto mais filtros cadastrados, mais fácil ficará para seu cliente encontrar o produto desejado e maiores serão as chances de ele finalizar a compra.

Os filtros de busca também funcionam bem para as lojas com alto volume de produtos, pois o mecanismo de busca representa um papel ainda maior. Mas para funcionar de forma correta é necessário configurar perfeitamente os filtros, pois são eles que ajudarão o cliente a refinar sua busca e encontrar o item desejado.

Para definir os filtros é importante utilizar as informações obtidas do fornecedor, detalhar as características dos produtos e, sobretudo, pensar em como o cliente realizaria a busca na loja.

O uso dos filtros se aplicam aos mais variados segmentos. Tudo dependerá do segmento da loja, como de sua gama de produtos e, claro, do comportamento de seu consumidor.

Organizar os seus produtos em categorias e destacar as características de cada um deles, pode parecer trabalhoso, mas as suas vendas realmente dependem disso. Além de entregar uma melhor navegação para o seu cliente, sua loja também será mais bem ranqueada no Google, já que são destacadas as palavras-chaves que orientam a pesquisa do cliente. Invista seu tempo nesta tarefa que os resultados certamente irão aparecer!

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Boas vendas!

Este artigo foi escrito por Luciana Hamassaki, da equipe de Marketing do Fastcommerce.

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