quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Chegou o Momento de Pivotar sua Loja Virtual?

 


Você sabe o que é pivotar?

Esse é um termo muito utilizado por empreendedores, a palavra "pivot" vem do inglês que significa girar. Nós simplesmente adaptamos para o português.

Sendo mais específico, se você está "pivotando" é porque está mudando o seu negócio. Não costuma ser um ajuste pequeno de banners em uma loja virtual, requer uma reestruturação do negócio atual.

Todos os dias tem notícias de que uma loja virtual X ou Y está fazendo sucesso em um determinado nicho. Você abre uma loja e tenta vender os mesmos produtos mas não obtém o mesmo êxito.

O que será que aconteceu?

Existem dois pontos, o primeiro é porque elas foram as primeiras e pioneiras. O segundo ponto é porque elas encontraram um determinado ponto que ninguém estava enxergando e assim cresceram.

Muitas empresas conseguem dar a volta por cima porque elas "pivotaram". Ou seja, reformularam ideias, conceitos e projetos para obter sucesso.

Pivotar em muitos casos pode ser uma necessidade para continuar relevante e vivo no mercado. Muitas empresas precisam se reinventar para acompanhar a tecnologia, novos clientes e o "novo" normal.

Isso não acontece só com a microempresa, grandes empresas que estão e são consolidadas no mercado precisam encarar esses desafios também.

Para saber se chegou o momento de pivotar seu negócio é importante conhecer alguns sinais, mas o principal deles é o desinteresse dos clientes. A famosa frase "tenho preço competitivo, tenho acesso mas não vendo".

Se sua loja virtual não vende, ou se está vendendo pouco e não está arcando com os custos operacionais, existe um ponto a ser melhorado e pivotar pode ser sua saída.

O recomendado é fazer um Canvas, ou Business Model Canvas, que é uma ferramenta visual que ajuda a organizar as ideias sobre seu negócio e você consegue visualizar de uma maneira muito simples e interativa.

A ferramenta consiste em um quadro que pode ser impresso ou online, ele é separado em 9 blocos que se relacionam entre si e precisam estar bem relacionados, eles são:

  • Proposta de valor – Definir o produto ou serviço e o valor para os clientes.
  • Segmento de clientes – Definir quem são os clientes que se pretende atender.
  • Canais – Definir de que forma os produtos serão conhecidos, como chegarão aos clientes e como os clientes irão interagir com o negócio.
  • Relacionamento com clientes – Definir como fazer para conquistar e manter uma boa relação com os clientes.
  • Receitas – Definir como e quanto se pagará pelos produtos.
  • Recursos principais – Relacionar os recursos necessários para realizar a proposta de valor, para fazer o negócio funcionar.
  • Atividades principais – Relacionar as ações necessárias para a realização da proposta de valor.
  • Parcerias principais – Identificar fornecedores e parceiros para apoiar a realização da proposta de valor.
  • Estrutura de custos – Levantar o que vai ser gasto para realizar a proposta de valor.

Mantenha o seu canvas sempre atualizado para garantir que todos estão trabalhando com os objetivos alinhados.

Obtenha o que você já sabe sobre sua empresa, funcionários e clientes. Procure inspiração nos outros. Não se trata de mudar drasticamente o que você vende, mas sim de procurar maneiras de melhorar e ajustar.

Ao permanecer ágil e rápido, você poderá atender melhor seus clientes, atrair novos seguidores e, por fim, ter sucesso.

Boas vendas!

Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.    

Sobre o Autor

Fastcommerce

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O Fastcommerce é líder na criação de lojas virtuais. A plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização da sua loja na internet.

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