Criar algo complexo e de difícil compreensão é fácil, o complicado é criar algo simples!
Ao desenvolver um design que seja adaptável e que pode ser apresentado de diferentes maneiras sem perder informações ou a estrutura, essa é a parte complicada.
A Diretriz 1.3 Adaptável visa garantir que a estrutura e a relação do conteúdo não mudem quando fornecida de uma maneira alternativa, que a sequência de leitura correta seja mantida e que o conteúdo não dependa exclusivamente de dados sensoriais.
Exemplos de conteúdo adaptável:
- Os campos obrigatórios em um formulário não são apenas distinguidos por um contorno vermelho, mas também por um asterisco.
- Um documento de texto simples segue as convenções de formatação padrão que permitirão que as tecnologias assistivas o convertam em sua seqüência adequada.
- Se várias colunas forem usadas para exibir o conteúdo, a progressão linear do conteúdo vai de cima para baixo e então para o topo da próxima coluna.
- Um texto de várias páginas usa um ícone de seta para indicar onde clicar para continuar na próxima página. Além do ícone, a seta é rotulada como "continuar" ou "próximo" e inclui instruções sobre como navegar para a próxima página.
Os clientes podem alterar a aparência da tela do computador ou as configurações do navegador para atender às suas necessidades, como ampliar a página ou utilizar o modo noturno.
Você deve se perguntar: Quando todo o estilo (CSS) não for mostrado na página, o conteúdo estará de fácil entendimento na estrutura?
O conteúdo deve ser claro quando visto em telas pequenas ou diferentes resoluções, como um dispositivo móvel, tablet, notebook e desktop.
As instruções para manusear precisam ser claras e oferecer opções. Algumas ações podem ser tornar inacessíveis para pessoas com deficiência ou um dispositivo que não ofereça suporte. Por exemplo:
"Clique no botão redondo para continuar"
O botão deve ser claramente rotulado para que seja óbvio que é o botão que você precisa pressionar. Se houver vários botões, certifique-se de que todos estejam claramente identificados para distinguir suas funções.
"Ouça as instruções de áudio para orientação"
Isso é obviamente problemático, o áudio ficará inacessível para pessoas com deficiência auditiva, enquanto o texto pode ser lido, mas também falado por um leitor de tela, se necessário.
"Deslize do lado direito da tela para revelar o menu"
Alguns usuários podem não conseguir deslizar a tela devido a deficiência ou porque o dispositivo não suporta o toque. Uma alternativa deve ser fornecida, como um atalho de teclado ou botão que pode ser ativado pelo teclado ou outros meios.
Faça uma análise na sua loja virtual e verifique quais mudanças precisam ser feitas para melhorar a acessibilidade.
Conheça mais sobre a Diretriz 1.3 Adaptável.
Boas vendas!
Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.
Postar um comentário