Tornar o conteúdo "distinguível" é uma forma de melhorar a acessibilidade da sua loja virtual.
Isso significa que o seu conteúdo precisa ser legível por pessoas com uma ampla variedade de deficiências visuais, bem como pelo público não deficiente em geral também.
As deficiências visuais podem incluir daltonismo, baixa visão, visão turva e muitas outras.
Existem quatro critérios principais para tornar sua loja virtual distinguível. Eles são:
Contraste entre a cor do texto e o fundo.
Pessoas com deficiência visual têm dificuldade em distinguir cores e formas que não tenham contraste suficiente. Em muitas situações, um elemento no design pode passar despercebido.
Texto amarelo em um fundo azul pode ser um modelo padrão em um hotsite, mas é altamente problemático para pessoas com baixa visão ou daltonismo amarelo-azul. Hiperlinks azuis em um fundo azul são igualmente problemáticos.
O verificador de contraste de cor do WebAim permite que você verifique se as cores escolhidas para o texto ou imagens na sua loja virtual atendem aos requisitos de contraste. Se você não estiver familiarizado com a notação hexadecimal para cores, você também pode usar ContrastChecker.com e clicar na paleta de cores para abrir um seletor de cores RBG.
Tamanho da fonte sem prejudicar a legibilidade.
Os clientes com problema de baixa visão podem dar zoom na sua loja virtual através do navegador de até 200% e ainda assim navegar, interagir e comprar na loja.
À medida que envelhecemos, fica mais difícil distinguir o texto impresso (ou na tela) em tamanhos menores.
Os padrões de acessibilidade da web reconhecidos internacionalmente, conhecidos como Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), exigem que o texto possa ser redimensionado sem tecnologia assistiva em até 200% sem perda de conteúdo ou funcionalidade.
As páginas da sua loja virtual precisam ser totalmente legíveis e funcionais quando alguém aumenta o texto usando o zoom do navegador da web.
Botões claros e fáceis.
Por favor, não invente a roda!
Os botões devem ser semelhantes a botões, os links devem ser semelhantes a links e todos os destinos clicáveis na sua loja virtual devem ser grandes o suficiente para serem imediatamente reconhecíveis como um destino clicável.
Tornar alvos clicáveis (ou seja, botões de ação, botões de envio de formulários, links, etc.) pequenos torna difícil para a maioria dos adultos clicar corretamente no alvo. Isso torna virtualmente impossível para pessoas com deficiência motora.
Cor como única característica distintiva.
Aproximadamente 8% dos homens e 0,5% das mulheres são afetados pelo daltonismo (ou deficiência de cor).
O daltonismo não se limita simplesmente às cores vermelho e verde, elas ocorrem em uma variedade de cores. Dessa forma, você não pode presumir que um único indivíduo possa ver uma cor específica como a cor que você espera.
O conteúdo acessível não usa a cor como única característica distintiva. Apresentações e conteúdos acessíveis não usam frases como "como você pode ver na linha vermelha" ou "como você pode ver na linha azul".
Os sites acessíveis não usam a cor vermelha para indicar avisos importantes ou erros. O Simulador de Daltonismo Coblis pode pegar seus gráficos, tabelas e imagens e mostrar a você como eles se parecem para pessoas com uma variedade de deficiências de cores.
Conheça mais sobre a Diretriz 1.4 Distinguível.
Boas vendas!
Este artigo foi escrito por Adriano Yamuto, da equipe de desenvolvimento do Fastcommerce.
Postar um comentário